A Dona Aranha - Música e Motricidade Fina
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Música - Ciências - Animais e Plantas - Datas Comemorativas - Dia das Bruxas - Escrita - Coordenação Motora -
Trabalhar essa atividade educativa possibilita através da música popular “A Dona Aranha” o desenvolvimento da coordenação motora fina nas crianças em idade de Educação Infantil, além de permitir que as crianças aprimorem suas habilidades artísticas. É uma atividade bastante lúdica que desperta o interesse e motiva as crianças a participarem. Por ser uma atividade simples e muito gostosa de fazer, pais e professores podem realizá-las com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a atividade apresentando para as crianças a música “A Dona Aranha”. Cante uma vez sozinha para as crianças, bem pausadamente e fazendo mímicas de acordo com a letra da música. Depois convide as crianças a cantarem a música com você. Você poderá encontrar a letra completa da música aqui A Dona Aranha.
- Converse com as crianças sobre a música. Faça perguntas como: O que fala a música? Quem já viu uma aranha? E a partir daí, converse um pouquinho com as crianças sobre as respostas delas. Explique que a aranha é um inseto da nossa fauna brasileira, que a aranha faz a teia, que tem seu papel na cadeia alimentar e no equilíbrio ambiental, mas que pode ser venenosa e perigosa também.
- Para ilustrar sua aula, mostre esse vídeo para animar as crianças: A Dona Aranha.
- Distribua para as crianças a atividade educativa da folha. Mostre a música “A Dona Aranha” para as crianças e cante várias vezes com elas. Em seguida, diga que precisaremos ajudar a aranha a traçar suas perninhas. Peça para as crianças pegarem um lápis ou giz de cera e contornar as perninhas da aranha. Vá fazendo a atividade junto das crianças, ficando a disposição para ajudá-las com o movimento das mãos.
- Através da música, você pode também trabalhar mímicas com as crianças. Você dá o comando e elas imitam. Podem imitar a letra da música, as perninhas da aranha, o movimento de subir, de cair etc. Dá até para criar uma coreografia!!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. |
Natureza e Sociedade | Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |
Matemática | Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência. |