Fábula - A Lebre e a Tartaruga - Desenho Livre
Esta atividade da fábula “A lebre e a tartaruga” tem como principal objetivo proporcionar às crianças o desenvolvimento da linguagem oral, interpretação e o gosto pela leitura. É possível através dessa atividade, também trabalharmos na educação infantil a coordenação motora fina, a expressão criativa e a imaginação.
Sugestões de Trabalho
- Disponha as crianças na sala de maneira bem a vontade. Diga a elas que é hora da história, e que a historinha escolhida para hoje será a fábula “A lebre e a tartaruga”. Explique para as crianças que fábulas são histórias curtas cujos personagens principais são animais com características humanas e que sempre passam por situações parecidas com as que enfrentamos no nosso dia a dia, e no final, sempre nos deixam um ensinamento e uma lição de moral para refletirmos.
- Leia para as crianças a fábula. Você pode encontrar uma versão bem bacana dela no link: "Fábula: A Lebre e a tartaruga". Ao final da leitura, converse com as crianças sobre o que elas entenderam da fábula. A partir do relato das crianças explique sobre a lição de moral da fábula, fale sobre a importância do esforço e da dedicação constante. Explique que a disciplina é muito importante para o sucesso. Fale também sobre o fato de não contar vitória antes do tempo e não fazer gozação com as características que são diferentes da nossa.
- Para ilustrar ainda mais, coloque para as crianças o áudio da fábula para elas ouvirem e imaginarem a história. Você poderá encontrar o áudio nesse link: "Coleção Disquinho: A Lebre e a Tartaruga". Depois disso, faça uma atividade manual com as crianças e distribua massinhas de modela e peça para cada uma criar uma lebre ou uma tartaruga. Com as pequenas “esculturas” prontas, faça a encenação da fábula com os bonequinhos de massinha.
- Apresente a atividade educativa proposta na folha. Após a leitura e discussão da fábula, entregue a folha de atividade educativa para as crianças e explique que cada criança deverá desenhar e pintar sobre a fábula que acabou de ouvir. Depois que as crianças fizeram, faça uma exposição com o resultado.
- Você poderá propor também, na quadra da escola ou no pátio, uma corrida entre as crianças. Vence toda criança que conseguir terminar a prova, independente do tempo, e cruzar a linha de chegada.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes. |
EI01CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI01EF03 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas). |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF03 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento. |
Movimento | Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |