Noções espaciais - dentro e fora
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Matemática - Classificação -
Esta atividade permite, através do lúdico, trabalhar noções espaciais e conceitos de "dentro" e "fora" na educação infantil. Objetivo desta atividade educativa é auxiliar as crianças em idade pré-escolar a desenvolver a lateralidade, distância, noções de espaço e direção, além de estimular a atenção, concentração e percepção. Este material pode ser usado por pais e professores, proporcionando às crianças momentos de aprendizados mais divertidos e estimulantes.
Sugestões de Trabalho
- Leve a turma para brincar em um espaço externo. Coloque bambolês no chão ou faça figuras fechadas (círculos, quadrados) no chão utilizando fita ou giz de lousa. Comece uma brincadeira e solicite às crianças que pulem dentro e fora das figuras. Explore também os conceitos de linhas e figuras geométricas (se você utilizou círculos, quadrados, retângulos).
- Entregue à turma a atividade proposta na ficha. Peça para que pintem a joaninha que está dentro do pote e, em seguida, marquem com um "X" a joaninha que está fora. Converse com eles sobre o conceito matemático "dentro" e "fora".
- Entregue aos alunos folhas com o desenho de alguma figura fechada. Peça que identifiquem as linhas. Peça para que colem algum material (bolinhas de papel, grãos, sementes, etc.) "fora" das figuras e carimbem as mãos ou dedos "dentro" das figuras.
- Leve para a sala de aula uma caixa de plástico ou papelão e deixe que as crianças brinquem com ela. Solicite que entrem dentro da caixa e depois vão para fora dela. Você pode também separar brinquedos (bolas, bonecas, carrinhos) e pedir que coloquem dentro da caixa.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |