+


Alimentando meu animal de estimação - Colagem e Pintura

O trabalho com essa atividade educativa “Alimentando meu animal de estimação” permite que as crianças explorem formas de deslocamento no espaço, combinem movimentos e ações seguindo orientações e instruções e conheçam um pouco sobre animais de estimação, mais especificamente sobre o cachorro. A criança poderá expressar-se artisticamente através da pintura e da modelagem ao fazer a comidinha do "pet" com bolinhas de papel amassadas, e ao mesmo tempo desenvolverá sua criatividade e motricidade fina. É uma atividade bastante instrutiva e bem simples de ser trabalhada.

Alimentando meu animal de estimação - Colagem e Pintura - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com as crianças sobre o cachorro. Pergunte quem já viu um cachorro? Quem tem um cachorro? Onde vivem os cachorros? O que os cachorros comem? Como eles se movimentam? O que gostam de fazer? Etc. Deixe as crianças falarem livremente e vá construindo o conhecimento juntamente com elas. Informe que muitas pessoas têm cachorro como animal de estimação ou “pet” como são chamados em inglês e usados por muitos aqui mesmo no Brasil.
  • Mostre para as crianças, imagens de cachorro. Podem ser imagens de internet, fotos ou o que quiser. Depois, leve revistas velhas e peças para as crianças acharem e recortarem imagens de diferentes tipos de cachorros. Depois que acharem e recortarem, peça para cada criança escolher uma imagem, dar um nome para aquele cachorro e apresentar para os colegas.
  • Pergunte para as crianças quais outros animais que elas conhecem. Deixe-as falarem livremente. Pergunte quais outros animais também são animais de estimação. Depois que as crianças falarem, distribua massinhas de modelar e peça para as crianças modelarem o animal de sua preferência com a massinha. Ajude-as nesse processo. Vá passando de criança em criança e conversando com elas, demonstrando assim, interesse pelo trabalho delas.
  • Entregue para as crianças a atividade didática proposta na folha. Mostre que na folha tem um cãozinho que está muito faminto e sua tigela de comida está vazia! Então explique para as crianças que faremos comidinha para o cachorro amassando pedacinhos de papel e fazendo pequenas bolinhas para depois colarmos na tigela de comida do cãozinho. Vá orientando as crianças, uma a uma, até todas terem completado essa primeira parte da atividade. Depois peça para as crianças pintarem seu cãozinho com as cores de sua preferência, deixando-o bem bonito!! Quando todas tiverem terminado peça para cada criança apresentar seu trabalho e seu cãozinho. Elogie o trabalho das crianças para incentivá-las.
  • Faça uma dinâmica com as crianças. Leve-as para a quadra e brinque de imitação com elas. Todas deverão andar livremente e ao ouvir o comando da professora deverão andar imitando o animal falado. Por exemplo: todos começam andando normalmente, aí a professora fala: Passarinho e as crianças começam piar, bater os braços como se fossem asas, etc....até a professora falar macaco e todas as crianças deverão imitar o macaco. E assim por diante. A professora poderá pedir o gato, o sapo, a vaca, o cachorro e quantos mais quiser!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Natureza e Sociedade Contato com pequenos animais e plantas.

Comentários

X