Aprendendo o número 1
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Música - Escrita - Números - Matemática - Contagem -
Esta atividade educativa tem como objetivo explorar, de forma lúdica, conceitos básicos de matemática e a sua importância no meio social. Além de estimular o raciocínio lógico estabelecendo relações entre quantidades e números, este material também permite o desenvolvimento de conceitos numéricos por meio da expressão oral e grafia dos números. Pais e professores podem utilizar esta atividade como mais um recurso didático para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático das crianças em idade pré-escolar.
Sugestões de Trabalho
- Organize os alunos em uma roda e converse com eles sobre os números ao nosso redor e sua importância no dia a dia. Levante questões como "Na sala de aula, onde podemos observar números?", "E na cidade, onde podemos encontrar números?", etc.
- No parque ou na sala de aula, faça o contorno do número 1 com fita crepe ou giz de lousa e peça aos alunos que andem sobre o seu contorno. Peça também que façam sinal com a mão especificando o número 1.
- Confeccione o número 1 em E.V.A. ou papel cartão e proponha às crianças uma brincadeira de colagem utilizando papel picado, cola colorida, algodão, etc. para cobrir o número 1. Explore a relação entre o número e a quantidade. Se possível, aproveite para explorar outros conceitos que você já trabalhou.
- Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que tracem o número 1 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém apenas um elemento no grupo.
- Trabalhe com músicas relacionadas aos números, como exemplo sugerimos as músicas "Os Números", "Mariana Conta", "Indiozinhos". Destaque o refrão da música que fala sobre o número em estudo.
- Utilizando diferentes materiais e brinquedos como lego, massinha de modelar ou tampinhas de garrafa, peça às crianças para fazerem o traçado do número 1.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |