A Canoa Virou - Pintura
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Música - Habilidades Sociais -
Trabalhar com a atividade educativa “A Canoa virou – Pintura” possibilita através da música e da brincadeira a construção da identidade da criança e a diferenciação do “eu” e do “outro”, fazendo com que a criança se perceba como ser único, mas integrante de uma sociedade heterogênea onde todos são importantes e devem ser respeitados. Além disso, essa atividade também propicia que a criança identifique e nomeie seus amigos, bem como, também reconheça quando é chamada pelo nome, desenvolvendo também a oralidade, motricidade fina e expressão artística.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula explicando para as crianças que cada ser humano é único e possui sua própria identidade. Se introduza como exemplo, diga seu nome, sua idade e o que você gosta de fazer. Peça para cada criança fazer o mesmo. Cada criança deverá dizer seu nome, sua idade e o que gosta de fazer. Ao final, diga para as crianças que cada um é diferente do outro, tem sua própria identidade, são únicos, mas todos são importantes e devem ser respeitados!
- Para ilustrar sua aula, mostre esse vídeo para as crianças: “ Trabalhando a Identidade e o Respeito a Diversidade”. Depois de assistirem, converse com as crianças sobre o vídeo e deixe-as falarem livremente. Cada criança deverá falar o que pensa e ao final deverá dizer: “Eu sou __________(dizer seu nome) e essa é minha opinião”. É muito importante que todas participem, respeitando a vez de cada uma.
- Entregue revistas velhas para s crianças e peça para cada uma escolher uma pessoa da revista e recortar a imagem dessa pessoa. Depois cada criança deverá apresentar a imagem que escolheu, falar um nome para ela e citar algumas características dela. Depois deverá colar sua imagem na lousa com a ajuda de uma fita crepe. Ao final vocês terão montado um mural de imagens e a(o) educador(a) poderá retomar os conceitos de identidade, diversidade e respeito as diferenças.
- Faça com as crianças uma dinâmica chamada “A Canoa Virou”, cante a música e vá obedecendo aos comandos, usando os nomes das crianças, uma por vez, para concluir a brincadeira. Se você quiser a letra da música na íntegra e o passo a passo da brincadeira, acesse “ Dinâmicas e Brincadeiras – A Canoa Virou”.
- Distribua para as crianças a atividade educativa da folha. Explique que vocês farão uma dinâmica chamada “A Canoa Virou” e um por vez será chamado pelo nome para ser resgatado do fundo do mar. Depois de terminada a brincadeira, explique novamente a questão da identidade, que cada um tem a sua, o seu nome, as suas características, que são seres únicos e diferentes entre si, mas, que todos são importantes e as diferenças devem ser respeitadas. Feito isso, peça para cada criança escolher a cor ou as cores de sua preferência e colorir o peixinho desenhado na folha. Ao final, peça para cada criança apresentar seu peixinho. Chame a atenção das crianças dizendo que os peixinhos também são diferentes, pois cada criança coloriu de um jeito, mas todos ficaram lindos!
- Entregue uma folha em branco para cada criança e peça para cada uma criar um autorretrato. Ao final, faça uma exposição com os trabalhos das crianças.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive. |
EI02EO05 | O eu, o outro e o nós | Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. |
Música | Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |