Colagem com algodão - Papai Noel
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Datas Comemorativas - Natal -
O objetivo desta atividade educativa de Natal é auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora, a percepção visual, a linguagem artística e a criatividade das crianças do maternal. Nesta atividade, as crianças podem utilizar materiais de colagem como o algodão para decorar a barba do Papai Noel e, ainda, podem aprender sobre temas e símbolos natalinos. Pais e professores podem utilizar este material como um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais estimulante e criativo.
Sugestões de Trabalho
- Em roda converse com as crianças sobre o significado do Natal. Cante com a turma músicas natalinas, como exemplo sugerimos "Noite Feliz", "Natal das Crianças", "Bate o Sino", etc. Você pode também ensaiar com as crianças alguma música natalina para uma apresentação de fim de ano.
- Oriente os alunos para a realização da atividade educativa proposta na ficha. Disponibilize algodão (você pode solicitar previamente aos pais e/ou responsáveis o material necessário) e peça para que as crianças colem preenchendo a barba e as partes do gorro do Papai Noel.
- Com ajuda das crianças confeccione enfeites natalinos para decorar a sala de aula. Você pode também confeccionar uma árvore de natal e pedir para que as crianças façam bolinhas com papel crepom colorido para enfeitá-la.
- Peça para que os alunos façam um desenho representando o que o Natal significa para cada um. Oriente-os a colorir o desenho usando giz de cera ou lápis de cor. Você pode também disponibilizar materiais de colagem (algodão, cola colorida, glitter, etc.) para que as crianças preencham alguma parte do desenho.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF02 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |