Contagem - Menos ou Mais?
Nesta atividade educativa as crianças devem contar o número de elementos em cada grupo e, então, decidir qual o grupo que contém mais elementos. Após a contagem dos objetos em cada grupo, eles devem pintar os desenhos do grupo com mais itens. Este exercício ajudará as crianças em idade pré-escolar a desenvolverem suas habilidades de contagem e observação, além de conceitos matemáticos como comparação e relação de números com quantidades.
Sugestões de Trabalho
- Trabalhe o conceito "mais" e "menos" através de jogos e brincadeiras. Por exemplo, mostre três potes com bolinhas para a turma: um com poucas bolinhas, outro com mais bolinhas e um terceiro com muito mais bolinhas. Levante questões como "Qual dos potes têm mais bolinhas?", "E qual tem menos?", etc. Incentive o diálogo e a construção de hipóteses. Você pode repetir esta atividade com outros materiais, por exemplo, potes com grãos, potes com moedas, brinquedos, etc.
- Solicite aos alunos, com antecedência, que tragam para a sala de aula uma determinada quantidade de brinquedos, figurinhas ou recortes de revistas. Por exemplo, peça que tragam 6 recortes de revistas. Peça que cada criança escolha um, dois ou três recortes entre os 6 que trouxe. Depois peça que cada um compare a sua escolha com a de um amigo, para ver se escolheu mais, menos ou a mesma quantidade de recortes.
- Você pode propor a construção de um painel colando os recortes que cada criança escolheu. Esta atividade também pode ser realizada individualmente, em que cada criança faz a colagem dos seus recortes em uma folha.
- Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Peça às crianças para que contem, em cada coluna, o número de elementos em cada grupo e então decidam qual o grupo com o maior número de elementos. Em seguida, peça que pintem os desenhos do grupo mais elementos.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |