Coronavírus - Cartilha Explicativa
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Ciências - Corpo Humano - Estudos Sociais - Habilidades Sociais -
Atualmente estamos vivendo a pandemia do Coronavírus. Esse vírus tem se espalhado de maneira extremamente rápida no mundo todo e tem deixado as pessoas apreensivas e preocupadas. Várias medidas foram tomadas para evitar ou diminuir o contágio entre as pessoas no Brasil. Nesse sentido é fundamental explicar para as crianças sobre o tema, no sentido de orientá-las dos cuidados necessários para evitar o contágio e a propagação do vírus. Vale reforçar que informar é diferente de gerar pânico! É preciso antes de tudo, passar segurança para as crianças que tudo ficará bem pois os adultos responsáveis já estão cuidando de tudo. Muito importante ensinar sem alarmar. Nesse sentido, nós do Turminha entramos em contato com esse excelente material elaborado pela psicóloga e professora colombiana Manuela Molina, dona do site “ MindHeart ”, e deixaremos aqui para vocês, responsáveis e /ou educadores, consultarem caso que queiram utilizá-lo com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Faça uma roda de conversa com as crianças e pergunte se elas já ouviram falar sobre o coronavírus. Deixe as crianças falarem livremente. Ouça o relato das crianças e a partir desses relatos, inicie a explicação para as crianças. Em nosso blog, “ “Devemos ou não falar sobre o coronavírus com as crianças? ”, vocês encontrarão bastante informação de como abordar esse tema com as crianças de maneira correta.
- Para deixar sua explicação mais lúdica, mostre para as crianças esse vídeo “ Coronavírus para mostrar para as crianças ”. Depois de assistir com as crianças converse sobre o que elas entenderam do vídeo e reforce os cuidados necessários para proteção e prevenção do contágio.
- Lance entre as crianças a campanha: “Troque beijos, abraços e apertos de mãos por sorrisos!” e incentive-as a nesse momento que estamos vivendo, evitar o contato físico e ao invés disso, dar um belo sorriso para pessoa. Entregue folhas em branco para as crianças e peça para cada uma desenhar um belo sorriso!!
- Imprima a cartilha explicativa, elaborada pela psicóloga e professora colombiana Manuela Molina, do site “ MindHeart ”, e a leia junto com as crianças. Vá explicando a cartilha para as crianças de maneira lúdica e serena e faça as atividades propostas na cartilha com as crianças. Ao final, converse com as crianças sobre como elas estão se sentindo após a explicação. Incentive o sentimento de segurança e força para juntos, lutarmos contra o vírus! Se você precisar da cartilha em outras línguas, no site “ MindHeart ” você encontrará a versão em Inglês, Italiano, Espanhol, Francês, Polonês e muitas outras línguas.
- Explique para as crianças como se dá a transmissão do vírus pelo contato fazendo a experiência da “Pimenta Fujona”. Para isso você precisará de um prato com água, um pouco de pimenta do reino e um pouco de detergente. Disponha as crianças em roda e coloque o prato com água no meio da roda. Depois pegue a pimenta do reino e jogue no prato com água, explique para a criança que nessa experiência a pimenta representa o vírus. Coloque o dedo no prato com água e pimenta e depois tire, e pergunte para as crianças se ficou algum vírus no dedo. Elas verão a pimenta e dirão que sim. Então fale para as crianças que você irá lavar o dedo com detergente para tirar o vírus e mergulhe seu dedo no detergente. Feito isso, oriente as crianças de como o vírus reage quando a mão está limpa com o detergente e coloque novamente o dedo, agora com detergente, no prato com pimenta. Você e as crianças perceberão que as pimentas imediatamente se afastarão do dedo. Explique que por isso é tão importante lavar sem
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF05 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc. |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG04 | Corpo, Gestos e Movimentos | Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo. |
Artes Visuais | Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |
Natureza e Sociedade | Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. |
Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. |
Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. |