+


Dentro e fora - Natal

O desenvolvimento de noções espaciais na educação infantil é importante para a ampliação da percepção de espaço das crianças. Desta forma, esta atividade visa trabalhar o conceito matemático "dentro" e "fora", utilizando a contagem dos números e a relação entre números e quantidades, além de estimular a criatividade, atenção e concentração.

Dentro e fora - Natal - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Leve os alunos para brincarem no parquinho ou na quadra de esportes da escola. Disponibilize caixas de papelão ou de plástico e deixe que as crianças entram e saiam dela. Se for possível ir até o parquinho, você pode aproveitar os brinquedos para as crianças entrarem e saírem deles.
  • Coloque bambolês ou pneus velhos no chão e comece uma brincadeira, pedindo que as crianças pulem para dentro e para fora deles. Coloque também algumas cadeiras, uma ao lado da outra, e deixe que as crianças passem por baixo delas.
  • Realize a atividade educativa proposta na ficha. Peça que observem os desenhos e contem quantos presentes estão dentro do saco de presentes do Papai Noel e quantos estão fora. Em seguida, oriente-os a responder as questões escrevendo o numeral correspondente a cada questão.
  • Proponha brincadeiras como "Amarelinha", "Coelho, sai da toca", etc. Explore também jogos e atividades em que as crianças devem recortar objetos e colar no local indicado ou, por exemplo, colocar moedas dentro do cofrinho.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO03 O eu, o outro e o nós Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

Comentários

X