Dentro e fora - Natal
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Datas Comemorativas - Natal - Matemática - Classificação - Contagem -
O desenvolvimento de noções espaciais na educação infantil é importante para a ampliação da percepção de espaço das crianças. Desta forma, esta atividade visa trabalhar o conceito matemático "dentro" e "fora", utilizando a contagem dos números e a relação entre números e quantidades, além de estimular a criatividade, atenção e concentração.
Sugestões de Trabalho
- Leve os alunos para brincarem no parquinho ou na quadra de esportes da escola. Disponibilize caixas de papelão ou de plástico e deixe que as crianças entram e saiam dela. Se for possível ir até o parquinho, você pode aproveitar os brinquedos para as crianças entrarem e saírem deles.
- Coloque bambolês ou pneus velhos no chão e comece uma brincadeira, pedindo que as crianças pulem para dentro e para fora deles. Coloque também algumas cadeiras, uma ao lado da outra, e deixe que as crianças passem por baixo delas.
- Realize a atividade educativa proposta na ficha. Peça que observem os desenhos e contem quantos presentes estão dentro do saco de presentes do Papai Noel e quantos estão fora. Em seguida, oriente-os a responder as questões escrevendo o numeral correspondente a cada questão.
- Proponha brincadeiras como "Amarelinha", "Coelho, sai da toca", etc. Explore também jogos e atividades em que as crianças devem recortar objetos e colar no local indicado ou, por exemplo, colocar moedas dentro do cofrinho.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |