Dia do Meio ambiente - Aprendendo a reciclar
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Datas Comemorativas - Dia do Meio Ambiente - Habilidades Sociais -
Através dessa atividade educativa que prestigia o Dia do Meio Ambiente e ensina sobre coleta seletiva de lixo e reciclagem, o(a) educador(a) consegue trabalhar as cores, a atenção e o relacione com as crianças, além de despertar a consciência ecológica e a importância da preservação do meio ambiente.
Sugestões de Trabalho
- Leve as crianças em um passeio pelo pátio da escola, jardim, e oriente para que elas observem sobre o meio ambiente e como são descartados os lixos da escola.
- Volte com as crianças para sala de aula e explique sobre reciclagem e sua importância para a preservação do meio ambiente que vivemos. Explique que a reciclagem fica mais fácil quando separamos os materiais que serão reciclados e informe que para isso, existem as lixeiras de diferentes cores e que cada cor representa um tipo de material a ser jogado nela. De maneira simples, relacione para as crianças as cores das lixeiras com o tipo de material a ser descartado nela. Assim: Azul – papel ou papelão, Verde – vidros e cristal, Vermelha – plástico, Amarela – metal e aço, Marrom – restos de comida, material orgânico.
- Apresente a atividade proposta na ficha. Peça para as crianças pintarem cada lixeira com a cor especificada do material acima dela que será descartado. Conforme as crianças forem pintando, vá reforçando a informação de que tipo de material é descartado na lixeira daquela cor. Vá dando exemplos de materiais e vá pedindo para as crianças também falarem mais exemplos. Ao final, quando todas as lixeiras estiverem pintadas, fale em voz alta, juntamente com as crianças, a cor da lixeira e o tipo de material a ser descartado nela.
- Você pode criar com a turma um sistema de coleta seletiva de lixo para a sala de aula. Consiga cinco caixas de papelão e pinte-as com as crianças. Deixe uma azul, uma verde, uma vermelha, uma amarela e uma marrom e cole, em cada uma delas, uma amostra do tipo de material que poderá ser jogado ali. Ao final do mês, faça uma aula de arte com os materiais que foram descartados nessas lixeiras da sala de aula. Pode ser um porta-copos reciclado, ou mesmo a decoração de um desenho com recortes e colagens de papel.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.). |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente. |
Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. |
Natureza e Sociedade | Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo. |