Formas Geométricas - Quadrado
Esta atividade educativa tem como objetivo principal ensinar para as crianças sobre uma das formas geométricas básicas: o quadrado. Através dela, a criança poderá aprender e desenvolver habilidades criativas e de coordenação motora fina, além de aumentar seu repertório cognitivo com mais conhecimento sobre as formas geométricas.
Sugestões de Trabalho
- Inicie o trabalho desenhando um quadrado na lousa. Pergunte para as crianças quem sabe que figura é aquela. Fale para as crianças que aquela figura é uma forma geométrica chamada quadrado. Explique que o quadrado é uma forma geométrica que possui os quatro lados iguais, ou seja, do mesmo tamanho. Aproveite o ambiente que vocês estiverem e peça para as crianças olharem ao redor e apontarem exemplos de quadrados existentes, pode ser por exemplo uma janela, um piso no chão, um desenho na parede ou na roupa de alguém…aponte você também alguns exemplos para os alunos.
- Apresente esse poema para as crianças: Poema – “Rimas com as Formas Geométricas”, e repita várias vezes com elas até que elas compreendam seu ensinamento. Faça um jogral com as crianças. Coloque as crianças em fila e fale para cada uma um pedaço de uma frase para ela gravar e dizer na sua vez. Brinquem com o poema.
- Brinque com as crianças usando blocos de montar ou jogos de encaixe. Para diversificar os estímulos de aprendizagem, mostre esse vídeo para as crianças: “Formas Geométricas - Quadrado”
- Apresente a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado para a criança. Estimule que ela crie um desenho livre usando sua imaginação. Pode ser qualquer coisa, até mesmo um desenho abstrato. Depois a criança deverá pintar com suas cores favoritas.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc. |
Natureza e Sociedade | Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito. |
Matemática | Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc. |
Matemática | Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |