Girassol com digitais
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Dia do Meio Ambiente - Coordenação Motora -
O objetivo desta atividade educativa é permitir que as crianças em idade pré-escolar manipulem e explorem diferentes materiais como tinta guache, cola colorida e outros. Este material também auxilia no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora fina, o tato, a percepção visual, a imaginação e a criatividade. Pais e professores podem utilizar esta atividade durante todo o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais divertido e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Organize as crianças em roda e inicie uma conversa informal sobre as plantas, suas partes e funções. Você pode aproveitar o tema "girassol" da atividade e falar a respeito da importância e utilidade desta planta, conversar sobre o processo de crescimento e modo de preparo do solo para o plantio, etc.
- Sugerimos a leitura da história "O girassol solitário" de Sandra Diniz Costa. A história fala sobre o nascimento do girassol, sua importância e relação com as demais plantas e animais no meio ambiente. Após a leitura, para despertar a curiosidade e diálogo, convide as crianças para um bate-papo. Levante algumas questões como: "O que é um girassol?", "Como ele ajuda alguns insetos e outros animais?", etc.
- Você pode propor às crianças plantar o girassol. Para isso você pode, junto com as crianças, pesquisar sobre como é feito o plantio. Neste momento, você pode introduzir e explorar questões relacionadas à pesquisa, como procurar informações em livros (visita à biblioteca), buscar informações na internet, conversar com o jardineiro. É possível também falar sobre as profissões, questionando a turma sobre qual é o profissional responsável pelo cuidado das plantas.
- Apresente a atividade proposta na ficha aos alunos. Mostre os desenhos e explique como será realizada a atividade. Em seguida, disponibilize tinta guache amarela e oriente as crianças para que façam as pétalas do girassol usando as digitais.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. |