+


Identidade – Eu sou....

Com atividade pedagógica “Identidade – Eu sou...” conseguimos trabalhar com as crianças em idade de Educação Infantil o conceito de identidade, as letras do alfabeto no formato de letra bastão e a coordenação motora fina. A criança reconhecerá as letras do seu nome e terá que escrever em cima do pontilhado, o que reforçará os conceitos descritos acima. Nas sugestões de trabalho elaboradas abaixo, podemos também explorar a expressão verbal, a oralidade, a comunicação e a interação das crianças. É uma atividade simples e muito instrutiva. Vale a pena trabalhá-la com as crianças.

Identidade – Eu sou.... - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a aula com uma roda de conversa. Se apresente para as crianças: meu nome é......., sou professora de vocês, tenho.....anos de idade e minha cor favorita é o azul. Em seguida peça para as crianças também se apresentarem, uma a uma, até que todas tenham participado. Se alguma criança ficar com vergonha de falar, ajude-a, fazendo perguntas para facilitar a interação dela.
  • Fale um pouquinho com as crianças sobre identidade. Que cada um tem a sua, que nada mais é do que o conjunto de coisas que compõem a o eu de cada um: o nome, a família, características físicas, os gostos etc. Incentive que cada criança conte um pouquinho sobre si mesma.
  • Na lousa, enquanto as crianças forem falando, vá escrevendo o nome de todas e vá falando em voz alta todos os nomes. Peça para as crianças repetirem com você. Feito isso, chame a atenção das crianças para as letras que compõem cada nome e explique que os nomes, assim como as palavras são compostas por um conjunto de letras do nosso alfabeto.
  • Peça á criança, dona do nome escrito, ir até a lousa e contornar com o dedo, as letras que formam seu nome. Incentive as demais crianças a fazer o mesmo procedimento sentadas no seu lugar, escrevendo o nome do colega no ar com os dedos.
  • Propor uma dinâmica com as crianças. A dinâmica se chama: “Falando sobre meu amigo!” Nessa dinâmica, em roda, a criança deve pensar em um amiguinho ou amiguinha da sala e relatar detalhes sobre a fisionomia dele(a), os gestos, a roupa que está usando ou alguma coisa que ouviu nas apresentações anteriores. A criança que adivinhar qual amiguinho(a) está sendo descrito ganha um ponto. É muito importante verificar que todos as crianças que queiram participar, tenham participado, descrevendo um dos amiguinhos(as) da turma.
  • Distribua a atividade pedagógica da folha para as crianças. Mostre que todas as letras do nosso alfabeto, estão espalhadas pela folha, no formato de letra bastão e pontilhadas. Peça para as crianças colocarem o dedo em cima das letras que são usadas para escrever o seu nome. Depois, oriente-as a cobrirem os pontilhados apenas das letras que são necessárias para escrever o seu nome. Feito isso, peça para as crianças escreverem seu nome na linha debaixo da folha. Explique para cada uma, qual a letra colocar primeiro, e depois qual letra vem e assim por diante até o nome dela estar formado. Explique o movimento da letra para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
  • Faça com antecedência, um crachá para cada criança, com o nome dela escrito com letra bastão. Entregue cada crachá para sua respectiva criança e incentive a criança a decorar o seu crachá da maneira que quiser.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X