+


Letra F de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade educativa da letra "F" de forma maiúscula e minúscula tem como objetivo auxiliar no processo de alfabetização e letramento das crianças em idade pré-escolar e, também, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Com esta atividade as crianças podem aprender as letras do alfabeto e ainda se divertir colorindo os desenhos da foca e da fada. Pais e professores podem utilizar essa atividade educativa como uma estratégia de ensino, proporcionando às crianças um ambiente de ensino aprendizagem mais agradável e estimulante.

Letra F de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva na lousa com letra de forma as letras "F" maiúscula e "f" minúscula. Repita com as crianças os movimentos de traçado da letra "F" maiúscula e minúscula com o dedo no ar, sobre a mesa, em cartelas de lixa fina, na areia, etc.
  • Ao apresentar a letra "F" para as crianças, destaque o som desta letra e relacione-o com a letra inicial do nome dos alunos, despertando nas crianças o interesse pela escrita do próprio nome.
  • Converse com as crianças e mencione nomes de objetos, animais, insetos e nomes próprios de pessoas e lugares que se iniciem com a letra "F". Você pode também relacionar esses nomes com figuras.
  • Com o objetivo de despertar a atenção das crianças para a letra em estudo, você pode apresentar uma figura cujo nome se inicia com a letra "F" e contar uma história relacionada a essa figura solicitando a participação da turma (repita várias vezes durante a história a palavra-chave).
  • Apresente a atividade educativa proposta na ficha aos alunos. Solicite à eles que passem o dedinho sobre o contorno da letra "F" maiúscula e da letra "f" minúscula, orientando-os a seguir as setas de acordo com a numeração. Posteriormente, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e peça que cubram as letras tracejadas. Mostre para as crianças a diferença entre o traçado da escrita das letras maiúscula e minúscula.
  • Oriente os alunos a pintarem os desenhos da foca e da fada, que estão ilustrados na folha de atividades, enfatizando que as palavras "foca" e "fada" começam com a letra "f". Em seguida, diga que para treinarem a escrita da letra "F" de forma eles precisam completar as letras pontilhadas no final da folha de atividades.
  • Confeccione a letra "F" em uma cartela de lixa fina, Eva ou borracha e peça às crianças que a tateiem, orientando-as com relação aos movimentos necessários para contorná-la.
  • Cante com as crianças a música infantil " A Foca ". Você pode também confeccionar um cartaz com a letra da música "A Foca" e fixá-lo na parede da sala de aula, em um espaço acessível às crianças. Faça a leitura da música para a turma e destaque as palavras que se iniciam com a letra "F". Converse com a crianças sobre a música e faça perguntas como: "Com que letra começa a palavra foca?", "Vamos contar quantas letras tem a palavra foca?", "Vocês conhecem outras palavras que iniciam-se com esta letra?", etc.
  • Com a ajuda das crianças continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "F".

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO03 O eu, o outro e o nós Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Escuta de obras musicais variadas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X