Letra F de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa da letra "F" de forma maiúscula e minúscula tem como objetivo auxiliar no processo de alfabetização e letramento das crianças em idade pré-escolar e, também, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Com esta atividade as crianças podem aprender as letras do alfabeto e ainda se divertir colorindo os desenhos da foca e da fada. Pais e professores podem utilizar essa atividade educativa como uma estratégia de ensino, proporcionando às crianças um ambiente de ensino aprendizagem mais agradável e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Escreva na lousa com letra de forma as letras "F" maiúscula e "f" minúscula. Repita com as crianças os movimentos de traçado da letra "F" maiúscula e minúscula com o dedo no ar, sobre a mesa, em cartelas de lixa fina, na areia, etc.
- Ao apresentar a letra "F" para as crianças, destaque o som desta letra e relacione-o com a letra inicial do nome dos alunos, despertando nas crianças o interesse pela escrita do próprio nome.
- Converse com as crianças e mencione nomes de objetos, animais, insetos e nomes próprios de pessoas e lugares que se iniciem com a letra "F". Você pode também relacionar esses nomes com figuras.
- Com o objetivo de despertar a atenção das crianças para a letra em estudo, você pode apresentar uma figura cujo nome se inicia com a letra "F" e contar uma história relacionada a essa figura solicitando a participação da turma (repita várias vezes durante a história a palavra-chave).
- Apresente a atividade educativa proposta na ficha aos alunos. Solicite à eles que passem o dedinho sobre o contorno da letra "F" maiúscula e da letra "f" minúscula, orientando-os a seguir as setas de acordo com a numeração. Posteriormente, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e peça que cubram as letras tracejadas. Mostre para as crianças a diferença entre o traçado da escrita das letras maiúscula e minúscula.
- Oriente os alunos a pintarem os desenhos da foca e da fada, que estão ilustrados na folha de atividades, enfatizando que as palavras "foca" e "fada" começam com a letra "f". Em seguida, diga que para treinarem a escrita da letra "F" de forma eles precisam completar as letras pontilhadas no final da folha de atividades.
- Confeccione a letra "F" em uma cartela de lixa fina, Eva ou borracha e peça às crianças que a tateiem, orientando-as com relação aos movimentos necessários para contorná-la.
- Cante com as crianças a música infantil " A Foca ". Você pode também confeccionar um cartaz com a letra da música "A Foca" e fixá-lo na parede da sala de aula, em um espaço acessível às crianças. Faça a leitura da música para a turma e destaque as palavras que se iniciam com a letra "F". Converse com a crianças sobre a música e faça perguntas como: "Com que letra começa a palavra foca?", "Vamos contar quantas letras tem a palavra foca?", "Vocês conhecem outras palavras que iniciam-se com esta letra?", etc.
- Com a ajuda das crianças continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "F".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Escuta de obras musicais variadas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |