Letra M de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Com esta atividade educativa da letra M as crianças em idade pré-escolar podem desenvolver sua coordenação motora, leitura e escrita, além de aprender as letras do alfabeto. Pais e professores podem utilizar este material lúdico em casa ou na escola e auxiliar as crianças durante todo seu processo de alfabetização.
Sugestões de Trabalho
- Mostre para as crianças na lousa como se escreve a letra "M" de forma, em caixa alta e caixa baixa. Reproduza com a turma o movimento do traçado da letra "M" maiúscula e minúscula. Para desenvolver habilidades como a coordenação visomotora, repita os movimentos do traçado da letra com o dedo sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa fina, etc.
- Apresente a atividade proposta na ficha para as crianças. Solicite que passem o dedinho sobre a letra "M" maiúscula e minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Depois, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir o tracejado da letra "M" maiúscula e minúscula.
- Peça aos alunos que observem os desenhos que estão ilustrados na folha de atividades. Converse com eles e pergunte com qual letra começa cada palavra (macaco e mala). Pergunte o que mais eles sabem que começa com a letra M. Deixe que pintem livremente os desenhos usando lápis de cor, canetinha ou giz de cera. Em seguida, para treinar a escrita da letra M, peça que sigam (usando um lápis de ponta grossa) o tracejado da letra M maiúscula e minúscula no final da folha de atividades.
- Trabalhe com músicas que falam sobre a letra "M" ou as letras do alfabeto. Sugerimos as músicas "Letra M", "Abc" e "Alfabeto". Você pode também entregar por escrito a letra da música e pedir às crianças que identifiquem a letra "M" no texto. Elas podem também identificar as outras letras do alfabeto que aprenderam até o momento.
- Em um espaço externo, faça o traçado da letra M com corda ou giz de lousa no chão e peça que as crianças sigam o traçado da letra andando, correndo, andando com as mãos na cintura, andando de mãos dadas, etc.
- Continuem a construção do "Alfabeto de Parede", inserindo agora a consoante "M". Lembre-se de deixar o alfabeto decorado que vocês estão construindo na parede da sala de aula, em um espaço acessível às crianças, para que elas possam sempre recorrer a ele para relembrar as letras que já aprenderam.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |