A Letra “T” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Leitura - Alfabeto - Fonética -
Sabemos que é na Educação Infantil que tem início o processo de alfabetização e letramento. Aprender as letras, seu som, sua caligrafia em várias formas e treinar sua escrita é muito importante não apenas para a criança ter uma letra bonita por estética, mas principalmente porque isso ajudará inclusive para o seu desenvolvimento da leitura e aprimorará a sua habilidade de comunicação. A escrita é uma habilidade de comunicação de extrema importância na vida em sociedade e por isso que é fundamental que a criança aprenda a escrever bem as letras. Essa atividade educativa da letra “T” cursiva – caligrafia, possibilita isso tudo e permite o desenvolvimento das habilidades de atenção, coordenação grafo-motora, sensório-viso-espacial, além das habilidades leitoras.
Sugestões de Trabalho
- Revise com as crianças sobre a letra “T” escrita em formato de letra bastão (ou letra de forma). Explique que existem outras maneiras de escrever a letra “T” e diga que hoje aprenderemos a letra “T” escrita no formato de letra cursiva, maiúscula e minúscula. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “T” maiúscula e minúscula. Ensine bem o movimento da letra cursiva para as crianças. Explique para as crianças os conceitos de letra maiúscula e letra minúscula e o movimento da caligrafia da letra.
- Distribua uma folha em branco e com pincel e guache oriente as crianças a modelarem a letra “T” maiúscula em formato de letra cursiva. Depois estimule novamente as crianças, só que agora para escreverem a letra “T” minúscula. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário e aproveite para parabenizar o trabalho delas. Depois que todas terminarem, peça para que elas passem o dedinho contornando toda a letra “T” que fizeram. Dessa maneira, elas vão assimilando o movimento da letra.
- Escreva na lousa de maneira bem grande, a letra “T” no formato cursiva maiúscula. Pergunte para as crianças quem quer ir até a lousa para escrever a letra “T” cursiva maiúscula. Deixe participar todas que se prontificarem. Repita o procedimento com a letra “T” cursiva minúscula. Incentive as crianças a participarem sem medo de errar. Elogie a participação.
- Faça uma dinâmica divertida com as crianças. Pegue uma bola e coloque as crianças em círculo. Escolha uma criança para começar a brincadeira com a bola na mão. Essa criança deverá falar uma sílaba que começa com a letra “t” e então jogar a bola para outra criança que precisará escolher uma sílaba que completará a primeira e formará uma palavra. Exemplos: To-ca, Ta-tu, Ti-a-ra, Tem-po, Te-lha, Ta-pe-te, Tu-do, etc. A professora pode ir escrevendo na lousa as palavras formadas, no formato de letra cursiva, sempre dando destaque para a letra “T”.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” É grande em Tóquio e pequeno no trânsito? Espere pela resposta das crianças. Dê dicas se necessário. Escreva na lousa as palavras “Tóquio e trânsito” dando destaque para a letra “T” e explique a resposta para as crianças usando os conceitos de letra maiúscula e minúscula. Explique que na folha temos a letra “T” no formato de letra cursiva maiúscula e a letra “t” no formato de letra cursiva minúscula. E temos a letra “T” no formato de libras que é a língua de sinais. Ensine a letra “T” em libras para as crianças e faça o movimento das mãos com as crianças. Feito isso, peça para as crianças contornarem o todos os pontilhados da letra “T” cursiva e em seguida, continuarem fazendo a letra “T” até completarem as linhas, escrevendo as letras sozinhas. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição e ajude-as se necessário.
- Dê sequência a construção do “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Faça agora a letra “T”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |