A Letra “U” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Trabalhar a linguagem com as crianças é fundamental para sua socialização e para sua comunicação, seja para suas relações cotidianas, como para sua aprendizagem, construção de conhecimento e desenvolvimento do pensamento. Para isso ocorrer com eficiência, é fundamental um equilíbrio entre a leitura, a oralidade e a escrita. Com essa atividade educativa “A Letra “U” Cursiva – Caligrafia” é possível o treino da escrita cursiva, o que permite a criança além de uma letra bonita, o desenvolvimento neuro cognitivo e o desenvolvimento de habilidades de atenção, coordenação motora fina, e das habilidades leitoras. Ensinaremos também nessa atividade, a letra “U”no formato de libras e poderemos também conversar um pouco sobre inclusão com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Mostre para as crianças a letra “U” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “U” no formato cursiva maiúscula e no formato cursiva minúscula. Ensine esses conceitos para as crianças. Explique que devemos usar a letra maiúscula no começo da frase ou em nomes próprios, e que devemos usar a letra minúscula no restante. Peça para crianças darem exemplos de palavras que comecem com a letra “U, e vá escrevendo na lousa essas palavras em letra cursiva, sempre dando destaque para a letra “U”.
- Peça para as crianças, uma por vez, para irem até a lousa fazerem a letra “U” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Oriente o movimento da letra para as crianças. Se for necessário, pegue na mão da criança para ajudá-la a escrever a letra fazendo o movimento correto.
- Estimule as crianças fazerem a letra “U” maiúscula no formato cursiva com o dedo no ar. Faça o movimento junto com as crianças e depois peça para a criança fazer sozinha, uma de cada vez. Repita o mesmo procedimento com a letra “u” minúscula. Explique, mostre e reforce para as crianças o movimento da letra “u” no formato cursiva.
- Proponha uma brincadeira com as crianças. Em roda e sentadas, cada uma deverá falar uma palavra que comece com a letra “U”. O(a) professor(a) deverá começar a brincadeira para ensinar como se faz. Logo após o(a) professor(a) mostrar como se faz, a criança ao lado diz uma palavra que começa com a letra “U”, e assim por diante. O(a) professor(a) deverá ir registrando na lousa as palavras ditas pelas crianças em formato de letra cursiva.
- Entregue para as crianças a atividade educativa da ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças: “O que é, o que é? Está sempre no meio da rua e de pernas para o ar? Espere pela resposta das crianças. Escreva na lousa a palavra rua e dê destaque para a letra “u” para facilitar as crianças a encontrarem a resposta. Diga que na folha temos a letra “U” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “U” no formato de libras que é a língua de sinais. Mostre a letra “U” em libras para as crianças e fale sobre inclusão. Faça o movimento da mão que representa a letra “U” em libras junto com as crianças. Depois, peça para as crianças contornarem o pontilhado da letra no formato cursiva com lápis, canetinha ou giz de cera, e, em seguida, deverão completar as letras sozinhas. Explique e mostre o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
- Continue confeccionando com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva pata decorar a sala de aula. Confeccionem agora a letra “U”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |