A Letra “X” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
A atividade educativa “A Letra “X” Cursiva – Caligrafia” para alunos da Educação Infantil, podemos ensinar a caligrafia cursiva da letra “X” e treinar sua escrita no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Ao ministrarmos essa atividade, as crianças treinam a escrita da letra “x” no formato de letra cursiva, aperfeiçoando suas habilidades grafo-motoras e desenvolvendo seu cognitivo. É uma atividade muito importante pois sabemos que a criança que escreve bem tem mais facilidade para leitura, consegue se comunicar melhor e se fazer entender ao escrever.
Sugestões de Trabalho
- Comece a aula explicando para as crianças que hoje elas aprenderão escrever a letra “X” no formato de letra cursiva, maiúscula e minúscula. Explique que a letra maiúscula deve ser usada no começo da frase ou em nomes próprios, e no restante deve ser usado a letra minúscula. Fale que é muito importante aprender e treinar os vários formatos de escrita das letras pois além de ficarmos com uma letra mais bonita, também desenvolvemos a motricidade fina e habilidades neuro cognitivas fundamentais para o nosso desenvolvimento.
- Escreva na lousa a letra “X” e depois convide algumas crianças a tentarem escrever também na lousa a letra “X” no formato de letra cursiva. Escreva a letra “x” em formato de letra cursiva maiúscula e depois no formato de letra cursiva minúscula.
- Mostre se possível, esse vídeo para as crianças: “ Alfabeto Cursivo ”. Depois, converse com as crianças sobre as letras do alfabeto que apareceram no vídeo e peça para elas fazerem com o dedo no ar a letra “X” no formato de letra cursiva.
- Invente um trava-língua com as crianças. Escreva na lousa no formato de letra cursiva: “Deixei meu xale, meu xarope e meu xadrez com meu xará xereta o xerife Xexéu”. Depois leia para as crianças e em seguida falem todos juntos, mais de uma vez e cada vez mais rápido. Ao terminarem, peça para as crianças irem até a lousa e circularem a letra “X” no formato cursiva maiúscula e minúscula.
- Distribua massinhas de modelar e peça para as crianças fazerem a letra “X” maiúscula e minúscula no formato cursiva com as massinhas. Ensine para as crianças o formato da letra “x” cursiva. Faça junto com as crianças e depois peça para cada criança, uma por vez, fazer sozinha.
- Entregue para as crianças a atividade educativa da folha. Faça “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Tem no xerife e no xodó, no xadrez e no xilindró?” e espere as crianças responderem. Para facilitar, escreva a charada na lousa e grife a letra “x”. Mostre que na folha temos a letra “X” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “X” em libras que é a língua de sinais. Faça a letra “X” em libras para as crianças, reproduzindo o movimento das mãos da letra “X” em libras com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “X” cursiva e, em seguida, diga que elas deverão contornar o pontilhado com lápis, canetinha ou giz de cera. Depois disso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completarem a linha. Explique o movimento das letras para as crianças. Ajude-as se for necessário.
- Construa com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para deixar a sala de aula bonita e informativa. Você pode construir uma letrinha por vez. Nessa aula, poderão fazer a letra “X”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |