Letra Y de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Esta atividade educativa da letra "Y" tem como objetivo auxiliar no processo de alfabetização das crianças em idade pré-escolar através da identificação, leitura e grafia das letras do alfabeto. Com esta atividade as crianças podem aprender sobre a letra "y", treinar sua grafia, além de desenvolver habilidades como a coordenação motora, linguagem oral e escrita e a criatividade. Por ser um material de apoio, pais e educadores podem utilizá-lo em casa ou em sala de aula permitindo um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e agradável.
Sugestões de Trabalho
- Apresente aos alunos a letra "Y". Escreva na lousa com letra de forma as letras "Y" maiúscula e "y" minúscula. Reproduza com as crianças o movimento da escrita da letra "Y" com o dedo no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa, etc.
- Converse com as crianças sobre a letra "Y" e onde podemos encontrá-la. Se possível, apresente imagens cujos nomes começam com a letra em estudo.
- Oriente os alunos para a realização da atividade proposta na ficha. Disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente as crianças a cobrir o tracejado da letra "Y" seguindo as setas de acordo com a numeração. Em seguida, com o objetivo de treinar a grafia da letra "Y", solicite que cubram as letras pontilhadas em maiúsculo e minúsculo no final da ficha de atividades. Por fim, peça que pintem os desenhos como quiserem.
- Utilize materiais de colagens, como lã, barbante, cola colorida, palitos de fósforos, bolinhas de papel, etc., para cobrir o traçado da letra "Y". Por exemplo, utilize palito de fósforo para cobrir a letra "Y" maiúscula e lã para cobrir o traçado da letra "y" minúscula.
- Proponha uma atividade utilizando caixas de areia ou argila, de tal forma que as crianças possam registrar a letra "Y" e também as outras letras do alfabeto que já foram estudadas. Organize os alunos em grupos e proponha também atividades utilizando um alfabeto móvel.
- Continuem a construção do "Alfabeto de Parede", lembrando agora que é a vez de confeccionar e decorar a letra "Y".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |