Meios de Transporte e suas Sombras
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Coordenação Motora - Estudos Sociais - Meios de Transporte -
Essa atividade educativa, “Meios de Transporte e suas Sombras” envolve ligar diferentes meios de transporte, às suas sombras corretas, e é muito importante no trabalho com as crianças porque ajuda a desenvolver várias habilidades essenciais. Primeiramente, trabalha a habilidade de reconhecimento visual, permitindo que as crianças aprendam a identificar e diferenciar formas e contornos. Além disso, melhora a coordenação motora fina, já que as crianças precisam desenhar linhas para conectar as imagens. A atividade também promove a atenção aos detalhes e o raciocínio lógico, pois as crianças precisam analisar e comparar as sombras com os meios de transporte correspondentes. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e a capacidade de resolução de problemas.
Sugestões de Trabalho
- Inicie com uma discussão sobre meios de transporte que as crianças conhecem. Pergunte sobre suas experiências e preferências. Mostre imagens de vários meios de transporte (carro, avião, trem, ônibus, barco, bicicleta). Explique sobre diferentes tipos de meios de transporte: terrestre, aéreo, aquático.
- Depois, ensine as crianças a reconhecer as formas e contornos dos meios de transporte através de suas sombras. Explique o que é uma sombra e apresente imagens de sombras de meios de transporte. Peça às crianças que adivinhem qual é o meio de transporte com base na sombra. Projete sombras de diferentes meios de transporte e peça às crianças que adivinhem qual é o meio de transporte com base na sombra. Isso pode ser seguido por uma discussão sobre o que as ajudou a identificar as sombras.
- Crie um jogo da memória com imagens de meios de transporte e suas sombras. As crianças jogam em duplas ou pequenos grupos, virando duas cartas por vez para encontrar pares correspondentes. O jogo continua até que todas as cartas sejam combinadas.
- Introduza a atividade educativa proposta na folha. Oriente as crianças para usarem o giz de cera ou lápis de cor e fazerem um traço ligando o meio de transporte a sua sombra correta. Deixe-as livres para escolherem a cor favorita do giz de cera. Fique atento(a) e ajude as crianças com a atividade.
- Finalize a atividade com uma história criativa. Peça às crianças que criem uma pequena história envolvendo os meios de transporte que aprenderam, estimulando a criatividade e habilidades de narração.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Artes Visuais | Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas. |
Artes Visuais | Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |