O Dente e a Letra “D” – Pintura e Escultura
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Ciências - Corpo Humano - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Conhecer as letras do nosso alfabeto é o início do aprendizado da leitura e da escrita para a criança em idade de Educação Infantil. Assim que a criança já começa a falar mais fluentemente, ela já está preparada para aprender sobre as letras. Esse é um aprendizado muito importante para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, pois eles começam a fazer conexões entre os sons e a ortografia de cada letra e vão com isso, conseguindo se comunicar melhor e aprimorando seu desenvolvimento cognitivo. Esse é o objetivo da atividade educativa da letra “D”: introduzir todos os conceitos relacionados acima com as crianças, e desenvolver a expressão artística, motricidade e ser um facilitador no processo de alfabetização.
Sugestões de Trabalho
- Mostrar para a criança mais uma letra do nosso alfabeto: a letra “D”. Escreva na lousa a letra “D” no formato bastão bem grande para as crianças visualizarem. Pronunciar a letra “D” em voz alta e de maneira clara, e pedir para as crianças repetirem com você em coro o som da letra “D”. Depois que todas as crianças pronunciarem juntas a letra “D”, peça para uma criança por vez pronunciar a letra “D”.
- Peça para as crianças fazerem no ar com o dedinho o traçado da letra “D”. Dê exemplos de palavras que comecem com a letra ”D” (diário, dia, dente, diamante, duro, dado, dinheiro, difícil, etc.) e peça para as crianças darem exemplos também. Escreva todos os exemplos na lousa sempre dando destaque para letra “D”.
- Para reforçar a aprendizagem das crianças, mostre esse vídeo para as crianças A Música da Letra D. Converse com elas sobre todas as palavras que aparecem no vídeo com a letra “D”, como por exemplo: dedo, dado e explique para as crianças que todas essas palavras começam com a letra “D”!
- Faça a dinâmica de um “O que é, o que é” com as crianças. Pergunte o que todo mundo tem no corpo que começa com a letra “D” e que não é dedo. Você pode ir dando dicas para as crianças adivinharem. A resposta pode ser “DENTE”, mas também você pode ser surpreendido com a criatividade das crianças!
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia o enunciado e explique-o em voz alta para as crianças. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o DENTE que é uma parte do nosso Corpo e que precisa ser muito bem limpinha e cuidada durante todo o dia para não juntar cárie e manter nossa saúde, por isso a importância de escovarmos os dentes várias vezes ao dia e antes de dormirmos. Explique que a palavra dente começa com a letra “D”. Peça para as crianças colocarem o dedinho sobre a letra “D”. Depois peça para as crianças escolherem uma cor e pintarem com capricho toda a letra “D”. Em seguida, entregue massinhas de modelar para as crianças e oriente para que elas vão moldando a massinha por cima do traçado da letra “D” até fazerem a escultura da letra “D”. Vai ser muito divertido!!
- Faça com as crianças uma caça ao tesouro de letrinhas! Esconda pela sala de aula, com antecedência, várias fichas com a letra “D”. Divida a sala em dois grupos e explique que pela sala existem várias fichinhas com a letra “D” escondidas e nós precisaremos encontrá-las! Assim que a criança achar uma ficha, ela deverá gritar “D” e entregar para o (a) professor (a). Ao final, faremos juntos a contagem de quantas fichas cada grupo encontrou e verificaremos quem encontrou mais fichas e quem encontrou menos fichas. Aqui, já conseguimos também de forma prática, trabalhar conceitos de quantidades.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |