O Número “7” - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Números - Matemática - Contagem -
A atividade “O número 7 – Caligrafia” traz a proposta do ensino do número “7”. Nela, as crianças são levadas a construção do conceito do número, o traçado do número “7”, a noção de ordem e a quantidade por ele representada. Nesse sentido, desenvolver essa atividade educativa com as crianças, possibilita, além do conhecimento do número “7”, o treino correto de sua grafia. Permite também, através do desafio com os ovos proposto na atividade, relacionar os números às suas respectivas quantidades e o desenvolvimento de habilidades como motricidade fina, atenção, resolução de problemas e percepção visual.
Sugestões de Trabalho
- Reforce com as crianças o conceito do número “7”. Escreva na lousa bem grande o número “7” ensinando o movimento do traçado do número para as crianças. Fale para elas a quantidade representada pelo número 7 e mostre o traçado correto da grafia do número. Explique para as crianças que escrever o número de maneira correta e legível é muito importante.
- Peça para cada criança escolher “7” objetos e colocar em cima de sua carteira. Pode ser qualquer coisa que quiser, e pode ser coisas diferentes, a única regra é que precisam ser “7” coisas. Depois disso, incentive cada criança mostrar para os colegas os objetos escolhidos, contando-os.
- Convide as crianças que quiserem, a irem até a lousa e escreverem o número “7” fazendo corretamente o traçado do número. Estimule as crianças a participarem sem medo de errar. Comemore a participação.
- Entregue uma folha sulfite branca e peça para as crianças traçarem o número “7”. Peça para as crianças escolherem o lápis com a cor de sua preferência para escrever o número. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário e aproveite para elogiar o trabalho delas. Depois que todas fizerem, peça para que elas passem o dedinho contornando todo o número “7” que fizeram. Dessa maneira, elas vão assimilando o movimento do traçado do número.
- Chegou a hora de usar a folha de atividade. Distribua para as crianças a atividade educativa “O Número 7 – Caligrafia”. Ensine o traçado correto do número 7. Depois, peça para as crianças representarem a quantidade do número 7 levantando os dedinhos das mãos. Chame a atenção das crianças para o número 7 da folha. Incentive as crianças a contornarem todo número “7” que encontrarem na folha e depois, fazerem mais número “7” até completarem a linha. Frise que é muito importante seguirem o movimento do traçado do número. Fique à disposição e ajude-as sempre que precisarem. Quando terminarem essa parte da tarefa, proponha o problema das caixas de ovos apresentado na parte debaixo da folha. Peça para as crianças observarem as caixas de ovos e circularem a caixa que possui apenas “7” ovos.
- Deixe a aprendizagem mais lúdica e cante com as crianças a música “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho”. É sempre muito eficiente aprender matemática de maneira divertida, pois as crianças aprendem enquanto se divertem!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. |
Matemática | Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. |
Matemática | Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |