O Número “9” - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Números - Matemática - Contagem -
A atividade educativa “O número ‘9’ – Caligrafa” propõe uma abordagem a respeito da construção dos números na educação infantil, mais especificamente do número ‘9’. Com essa atividade, a criança aprende o número através de conceitos de classificação, seriação e correspondência, e também treina a grafia correta do número. Além da atividade em si, trazemos também uma sugestão de sequência didática que possibilita a construção do conceito numérico com a criança. É uma atividade descomplicada que aproveita situações da rotina das crianças para construção dos saberes matemáticos e de outras habilidades como motricidade fina, concentração, raciocínio lógico e percepção visual.
Sugestões de Trabalho
- Escreva na lousa bem grande o número “9”, faça o movimento da grafia do número e ensine-o para as crianças. Peça para as crianças levantarem nove dedos das mãos no ar e verifique com as crianças a quantidade representada pelo número 9. Explique a importância de escrever corretamente o número, tanto para entender o próprio número que escreveu ou até mesmo para se fazer entender por outros, pois isso fará muita diferença quando chegar a hora de realizar as operações matemáticas.
- Proponha que as crianças vão até a lousa para escreverem o número “9” fazendo o correto o movimento da escrita do número. Estimule as crianças a participarem sem medo de errar. Elogie a participação.
- Entregue uma folha de sulfite para cada criança com pincel e guache, e peça para elas pintarem o número “9”. Ajude-as se necessário e aproveite para elogiar o trabalho delas. Depois de todas terminarem, peça para que elas contornem com o dedinho todo o número “9” que fizeram. Isso possibilita com que elas vão assimilando o movimento correto da grafia do número.
- Você pode usar uma música como uma ferramenta para deixar a aprendizagem mais lúdica. Sugerimos: “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho”. Essa metodologia é sempre muito eficiente e divertida.
- Inicie com as crianças a atividade pedagógica “O Número 9 – Caligrafia” proposta na folha. Ensine para as crianças a grafia correta do número 9. Explique o movimento correto da grafia do número para as crianças. Feito isso, peça para as crianças representarem o número 9 levantando os dedos das mãos. Peça para as crianças apontarem para o número 9 da folha. Oriente as crianças a contornarem todo número “9” que encontrarem na folha e depois escreverem mais número “9” até completarem a linha. Insista que é muito importante fazerem o movimento correto da grafia do número. Fique atenta(o) e ajude-as se necessário. Quando finalizarem essa parte da tarefa, apresente o desafio das caixas de ovos. Peça que as crianças observem as caixas de ovos e circulem a caixa que possui exatamente “9” ovos. Ajude-as sempre que necessário.
- Distribua massinhas de modelar para as crianças e estimule-as para moldarem o número “9” com a massinha. Feito isso, peça para cada criança modelar nove objetos ou formas de sua preferência.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Matemática | Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |
Matemática | Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. |
Matemática | Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. |