O ovo e a vogal "O" - Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Escrita - Coordenação Motora - Leitura - Alfabeto - Fonética -
Aprender as letrinhas do nosso alfabeto marca o início do aprendizado da leitura e da escrita para a criança. Por volta dos dois ou três anos de idade, quando a criança já começa a falar mais fluentemente, ela já está pronta para aprender sobre as letras. Esse aprendizado é de fundamental importância para o desenvolvimento do cérebro dos pequenos, pois eles começam a fazer conexões entre os sons e a ortografia de cada letra e vão com isso, conseguindo se comunicar melhor e desenvolvendo o raciocínio lógico. Essa atividade educativa da vogal “O” ajuda a trabalhar todos os conceitos acima com as crianças, além também de desenvolver a expressão artística e motricidade com a pintura da letra e colagem do desenho.
Sugestões de Trabalho
- Apresentar para a criança mais uma letrinha do nosso alfabeto: a vogal “O”. Pronunciar a vogal “O” de maneira clara e bem devagar e pedir para as crianças repetirem com você em coro o som da vogal “O”. Depois que todas as crianças pronunciarem juntas a vogal “O”, peça para uma criança de cada vez, pronunciar a vogal “O”.
- Escreva a vogal “O” na lousa. Peça para os alunos fazerem no ar com o dedinho o traçado da letra “O”. Diga exemplos de palavras que comecem com a vogal ”O” e peça para as crianças darem exemplos também. Escreva todos os exemplos na lousa sempre dando destaque para letra “O”.
- Mostre esse vídeo para as crianças As vogais – A letra O. Converse com elas sobre todas as palavras que aparecem no vídeo com a letra “O”, como por exemplo: olhos, ouvidos, ombros e pergunte para as crianças o que essas palavras tem em comum? Incentive que as crianças respondam que todas começam com a vogal “O” e todas são nomes de partes do nosso corpo! Faça um o que é o que é com as crianças. Pergunte o que todo mundo tem no corpo que começa com a vogal “O”, mas não vale falar as partes do corpo já faladas no vídeo!! A resposta pode ser “OSSO”, mas também você pode ser surpreendido com a criatividade das crianças!
- Trabalhe com as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o OVO que é um alimento muito saudável e que começa com a vogal “O”. Peça para as crianças colocarem o dedo sobre a vogal “O”. Depois peça para as crianças escolherem uma cor e pintarem com capricho toda a vogal “O”. Em seguida, entregue para as crianças cascas de ovo, (você pode pedir com antecedência para os responsáveis das crianças mandarem ou você mesmo poderá juntar para levar, basta se programar!), e peça para elas colorem sobre o desenho do ovo. Vai ficar lindo!!
- Com massinhas de modelar vocês podem construir a letra “O” e várias figuras que também começam com a vogal “O” como por exemplo: ovo, oca, óculos, entre outras! Vale soltar a imaginação!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |