+


O Xilofone e a letra “X” – Pintura com guache

Para dar início ao processo de alfabetização e letramento com as crianças é necessário ensiná-las a conhecer o som e reconhecer a grafia do traçado de cada letrinha do nosso alfabeto. Tudo isso já pode ser feito assim que a criança começar a falar mais fluentemente, pois nessa fase, ela já estará pronta para aprender as letras. Essa atividade lúdica da letra “X” possibilita o início do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, pois permite que a criança comece a fazer associações entre o som e a grafia da letra e com isso, elas vão conseguindo se comunicar melhor ao mesmo tempo que aprimoram seu desenvolvimento cognitivo. Esse é o principal objetivo dessa atividade educativa da letra “X”: introduzir todos os processos e conceitos descritos acima, apresentar para a criança a letra “X” ao mesmo tempo que desenvolve a expressão artística, motricidade e percepção visual na criança.

O Xilofone e a letra “X” – Pintura com guache - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresentar para as crianças mais uma letra do nosso alfabeto: a letra “X”. Escreva na lousa a letra “X” no formato bastão bem grande para as crianças visualizarem. Pronunciar a letra “X” em voz alta e de maneira clara, e pedir para as crianças repetirem com você em coro o som da letra “X”. Vocês podem pronunciar a letra “X” todos juntos e também um por vez.
  • Pedir para as crianças desenharem com o dedinho no ar a letra “X”. Dê exemplos de palavras que comecem com a letra ”X” (xícara, xadrez, xilofone, xerife, xarope, xale, etc.) e peça para as crianças darem exemplos também. Vá escrevendo as palavras na lousa, dando destaque para a letra “X”.
  • Para deixar a aprendizagem das crianças mais lúdica, mostre esse vídeo para as crianças Letra X - Letras. Retome com elas sobre todas as palavras que aparecem no vídeo com a letra “X”, como por exemplo: xixi, xícara, xadrez, xilofone, xerife etc. Peça para as crianças também lembrarem as palavras para te ajudar. Anote também todas essas palavras na lousa dando destaque para a letra “X” e explique para as crianças que todas essas palavras começam com a letra “X”!
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado e explique-o em voz alta e devagar para as crianças entenderem o que está sendo pedido. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o Xilofone, que é um instrumento musical formado por lâminas de madeira arranjadas de modo desproporcional que produzem um som muito bonito. Pergunte se as crianças conhecem um Xilofone e se já viram ou usaram um. Deixe-as falarem livremente. Se possível, leve um xilofone para mostrá-lo para as crianças. Explique que a palavra Xilofone começa com a letra “X”. Peça para as crianças colocarem o dedinho sobre o traçado da letra “X”. Depois peça para as crianças escolherem uma cor e pintarem com guache e pincel todo o traçado da letra “X”.
  • Você pode também mostrar esse vídeo para as crianças a fim de ensinar melhor sobre o xilofone: Desenho Infantil – O Som do Xilofone.
  • Faça com as crianças uma escultura da letra “X”. Entregue massinhas de modelar para as crianças e oriente elas construírem a letra “X” modelando a massinha. Estimule que as crianças façam sozinhas mas fique à disposição para ajudá-las se necessário.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.

Comentários

X