Pintura e colagem - Árvore de Natal
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Natal -
Por meio do lúdico as crianças na educação infantil podem ter contato com diferentes materiais, manipulá-los e explorá-los através de atividades de colagem. Com isto, o objetivo desta atividade com colagem e pintura da árvore de natal é possibilitar a manipulação e exploração de papéis de diferentes texturas, tinta, lápis de cor ou giz de cera, visando o desenvolvimento de habilidades artísticas na alfabetização.
Sugestões de Trabalho
- Apresente uma música, poema ou história sobre o Natal. Como exemplo, você pode utilizar o livro "A Árvore do Beto" de Ruth Rocha que conta uma linda história de Natal.
- Providencie papéis de diferentes texturas para as crianças manipularem. Você pode separar papel crepom, celofane e papel de seda coloridos. Peça aos alunos para amassar, torcer, rasgar, fazer bolinhas e picotar com mãos.
- Mostre a atividade proposta na ficha e peça para que as crianças pintem a árvore de natal. Peça que escolham o tipo de papel que utilizar para enfeitar a árvore (bolinhas de papel, papel picotado, etc.). Para crianças maiores (a partir de 4 anos) você pode orientar o uso da tesoura para recortar os papéis.
- Sugira a confecção de um cartão de natal, utilizando materiais de colagem para enfeitar o cartão. Por exemplo, vocês podem criar um cartão com uma árvore de natal feita de botões ou canudinhos; ou mesmo um cartão com um desenho livre de natal. Depois de pronto, os cartões podem ser entregues aos pais.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |