Sofá maior e menor - Pintura
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Matemática - Medidas -
Com essa atividade educativa “Sofá maior e menor - Pintura” é possível trabalhar com as crianças em idade pré-escolar noções de grandeza, mais especificamente, maior e menor. Além disso, o estudo com essa atividade também permite o desenvolvimento da capacidade de observação, concentração, percepção visual, criatividade, motricidade fina e expressão artística da criança. É uma atividade pedagógica que permite reforçar conceitos de grandeza de maneira lúdica e simples.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula explicando para as crianças que vocês estudarão alguns conceitos de grandeza, mais especificamente no caso da aula de hoje os conceitos MAIOR e menor. Escreva na lousa as palavras: MAIOR (toda em letra maiúscula e bem grande) e menor (toda em letra minúscula e bem pequena). Depois disso, pergunte para as crianças qual a diferença das duas palavras escritas na lousa. Deixe as crianças falarem livremente e a partir daí vá introduzindo a explicação dos conceitos Maior e Menor.
- Ilustre sua explicação sobre os conceitos de Maior e Menor com a música "Maior e Menor (Música Bichinho)". Assistam novamente e dancem com a música. Depois, converse com as crianças sobre o que elas entenderam.
- Faça uma atividade prática com as crianças. Pegue uma caixa com brinquedos usados da escola e despeje os brinquedos no chão da sala, bem no centro. Coloque as crianças em volta dos brinquedos e, uma por vez, oriente que elas escolham dois brinquedos sendo um maior e outro menor. Depois que todas escolherem, peça para cada uma apresentar para a turma seus brinquedos mostrando qual é o maior e qual é o menor.
- Inicie a atividade educativa proposta na folha. Entregue para as crianças e leia o enunciado explicando as instruções da atividade para elas. Explique novamente os conceitos de maior e menor e peça para as crianças apontarem com o dedo na folha qual é o sofá maior. Feito isso, peça para as crianças escolherem a cor de sua preferência e pintarem o sofá maior.
- Peça para as crianças olharem os dedos das mãos. Pergunte para as crianças qual o dedo maior e qual o dedo menor. Você pode também comparar objetos e pessoas presentes na realidade deles para exemplificar a comparação, por exemplo: coloque uma criança ao lado de um livro e pergunte, quem é maior? Ou coloque uma criança ao lado do professor e refaça a pergunta, e assim por diante. Faça isso de forma lúdica e divertida. Eles aprenderão brincando!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
EI03ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |