+


Volta às Aulas - Estrela Brilhante

Ao final das férias escolares os (as) alunos (as) devem retornar para a escola. É muito importante que esse momento de volta às aulas seja bem receptivo e acolhedor para a criança sentir-se bem no ambiente escolar e estimulada a aprender. Foi pensando nisso que desenvolvemos essa atividade educativa para as crianças em idade pré-escolar, pois através dela, a criança desenvolve habilidades manuais e artísticas e ainda recebe um recadinho carinhoso de seja bem-vindo (a) à escola! Além dessa atividade educativa proposta na folha, pensamos em várias sugestões de trabalho para o acolhimento das crianças na volta à escola que descreveremos mais abaixo.

Volta às Aulas - Estrela Brilhante - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Faça cartazes de boas-vindas e decore a sala de aula. Deixe-a bem alegre, bonita e colorida para receber os (as) alunos (as). Fique na porta da sala de aula e receba as crianças, cumprimentando uma por uma com um sorriso e uma frase carinhosa. Faça uma recepção calorosa quando todas as crianças já estiverem na sala. Deixe claro que é uma alegria ter todas as crianças junto com você para mais um tempo de aprendizagem escolar.
  • Escreva na lousa a seguinte frase: “Que bom que você veio! ”. Disponha todas as crianças em roda e leia a frase da lousa para as crianças afirmando que é assim que você se sente. Inicie uma conversa dizendo que as férias são muito gostosas e divertidas, mas estar junto delas também é maravilhoso. Mostre interesse por cada criança. Pergunte o que cada uma fez durante as férias, faça perguntas como: diga um passeio especial, uma comida que gostou, algo que fez nas férias que te deixou feliz, etc..... Estimule as crianças a conversarem e contarem suas vivências.
  • Faça uma dinâmica com as crianças. Em roda, o (a) professor (a) deve começar falando a seguinte frase: Eu sou a (o).... (dizer seu nome) e espero aprender muitas coisas legais na escola com vocês! E você, quem é e o que espera da escola? Aí, a criança ao lado do (a) professor (a) deverá falar seu nome, o que espera da escola e perguntar para o (a) amiguinho (a) do lado, e você quem é e o que espera da escola? E assim por diante até todos terem participado. A dinâmica pode ser feita em roda com os (as) alunos (as) em pé, girando e parando na hora da criança falar, ou até mesmo sentados no lugar, passando um objeto (pode ser um microfone, um lenço ou uma flor) de mão em mão para sinalizar a vez de quem vai falar.
  • Distribua a atividade educativa para as crianças. Entregue uma folha para cada criança e leia o enunciado para elas, explicando o que deve ser feito. Peça para cada criança colorir sua estrela e depois decorá-la passando cola e colocando glíter, brocal ou lantejoula. Leia para as crianças o recado carinhoso de boas-vindas escrito na folha: “Que bom ter você aqui! Vamos aprender juntos e brilhar muito! ”. Depois de pronto, peça para cada criança mostrar seu desenho e colocar na parede da sala de aula para contribuir com a decoração e um ambiente escolar bem estimulante!
  • Faça uma sessão cinema com as crianças e passe esse desenho animado para elas "Oddbods – Volta às Aulas - Desenho Infantil" e depois de assistirem conversem sobre o desenho. Pergunte para as crianças o que elas perceberam no desenho que pode fazer na escola que dará certo e trará bons resultados e o que não pode pois não será bom. Aproveite para tirar as regrinhas de convivência com a turminha!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.

Comentários

X