+


Dança das Cadeiras

A dinâmica Dança das Cadeiras é uma brincadeira que proporciona às crianças muita diversão e que, ainda, contribui para o desenvolvimento de suas atitudes e comportamentos para convívio social. Esta dinâmica é indicada para crianças a partir dos 2 anos, podendo ser realizada no pátio da escola, na quadra ou ao ar livre. 

Objetivos da Dinâmica

  • Estimular a agilidade, atenção, ritmo e estratégia.
  • Ampliar a percepção de espaço, percepção de si mesmo e do outro.
  • Exercitar a criatividade, o respeito mútuo e o cuidado com o próximo.
  • Aprender atitudes fundamentais como cooperação e solidariedade.

Materiais Necessários

  • Cadeiras

Preparação Prévia

Disponha as cadeiras em círculo. O número de cadeiras deve ser sempre menor do número de participantes. Por exemplo, se a brincadeira inicia-se com 7 participantes, deve-se ter 6 cadeiras.

Desenvolvimento da Atividade

Coloque uma música bem animada. Deixe que as crianças dancem livremente, movimentando-se e explorando todo o espaço. Quando a música parar, cada um deve tentar se sentar em alguma cadeira. A criança que não conseguir se sentar sai do jogo e leva consigo uma cadeira. A música deve ser tocada novamente e a dança continua. Vencerá a criança que sentar na última cadeira. Proponha também a "Dança das Cadeiras Cooperativa". Neste caso, quando a música parar nenhum participante será eliminado, apenas as cadeiras. Ou seja, a cada rodada o professor tira uma cadeira e ainda assim todos os participantes deverão se sentar como conseguirem: no colo do colega, no braço da cadeira, etc. Nesse momento, o professor poderá observar quais estratégias os participantes utilizam para resolver o problema. Provavelmente, alguns apresentarão um comportamento mais colaborativo, oferecendo ajuda aos colegas; e outros poderão apresentar um comportamento mais competitivo, preocupados apenas em se sentar rápido, sem se importar com o colega. Neste tipo de Dança das Cadeiras não há um vencedor.

Avaliação

Terminada a brincadeira, o professor poderá dispor os alunos em uma roda de conversa e ouvir suas opiniões em relação às duas brincadeiras: Dança das Cadeiras tradicional e Dança das Cadeiras Cooperativa. Neste momento, coloque algumas questões como: "Vocês gostaram das brincadeiras?", "Como se sentiram brincando?", "De qual brincadeira mais gostaram?", "Quais as diferenças entre as duas brincadeiras?", etc. Proponha também que as crianças estabeleçam relações entre a Dança das Cadeiras tradicional e a Dança das Cadeiras Cooperativa, focando os objetivos da brincadeira nas duas modalidades: cooperativo e competitivo. Incentive as crianças a expressarem seus sentimentos com relação às duas formas de brincar: sentimento de exclusão (quando o participante sai do jogo), sentimento de inclusão (quando todos permanecem na brincadeira), etc.

Comentários

X