Letra Q de forma maiúscula e minúscula
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
O objetivo desta atividade da letra "Q" é auxiliar as crianças em idade pré-escolar que estão iniciando o processo de letramento. Por meio de brincadeiras, elas podem desenvolver habilidades como a grafia, coordenação motora e leitura, além de habilidades artísticas. Pais e professores podem fazer uso deste material como uma estratégia de ensino, tornando o processo de ensino e aprendizagem muito mais criativo e divertido.
Sugestões de Trabalho
- Utilizando a lousa, escreva com letra de forma as letras "Q" maiúscula e "q" minúscula. É importante reproduzir os movimentos de grafia da letra "Q" com o dedo no ar, sobre a carteira, na areia, etc.
- Inicie uma roda de conversa sobre a letra "q", mostrando imagens relacionadas à esta letra como "queijo", "quebra-cabeça", "quadro", "queixo", etc.
- Apresente aos alunos a atividade educativa proposta na ficha. Peça a eles que passem o dedinho sobre as letras tracejadas, seguindo as setas de acordo com a numeração. Para treinar a grafia da letra "q", disponibilize lápis de ponta grossa e solicite que cubram as letras tracejadas no final da folha de atividades.
- Oriente as crianças a pintarem os desenhos do queijo e do quebra-cabeça. Você também pode disponibilizar para cada criança a letra "Q" feita em papel sulfite, cartão ou EVA e pedir que elas preencham a letra usando algum material de colagem como bolinhas de papel crepom, algodão, papel picadinho, etc.
- Proponha às crianças que tragam de casa figuras cujos nomes começam com alguma letra do alfabeto já estudada, neste caso de "A" ao "Q". Depois, na sala de aula, cada criança pode apresentar sua figura para que os colegas digam qual é a letra inicial.
- Trabalhe com músicas, poemas ou parlendas sobre a letra em estudo. Uma sugestão é a música "Letra Q".
- Com a ajuda das crianças continue a construção do "Alfabeto Decorado", indexando agora a letra "Q".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |