Coordenação Motora - Linhas Inclinadas
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora -
O objetivo desta atividade educativa com linhas inclinadas tracejadas é auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e habilidades manuais das crianças na educação infantil. Este material lúdico propõe às crianças trabalhar diferentes movimentos gestuais e explorar diversos materiais como giz de cera e lápis de ponta grossa, preparando-as para a escrita. Pais e professores podem utilizar esta atividade como um auxílio didático no processo de ensino e aprendizagem.
Sugestões de Trabalho
- Trace na lousa linhas inclinadas começando de cima para baixo e também de baixo para cima. Peça às crianças que reproduzam os movimentos de traçado das linhas inclinadas com o dedo no ar, na areia, sobre a mesa, em cartelas de lixa, etc.
- Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as linhas inclinadas para descobrir a direção que o foguete que está indo. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir as linhas inclinadas tracejadas. A mesma atividade pode ser realizada utilizando bolinhas de papel crepom, grãos ou tinta guache para cobrir as linhas tracejadas.
- Proponha às crianças uma brincadeira de desenho cego. Organize-as em uma roda, disponibilize papel e lápis para desenho e, em seguida, solicite que fechem os olhos e tentem desenhar linhas inclinadas, começando de cima para baixo e de baixo para cima.
- No chão da sala de aula ou em um espaço externo, faça desenhos de linhas inclinadas e peça para as crianças que andem sobre as linhas fazendo diferentes movimentos, por exemplo de braços abertos, na ponta dos pés, com as mãos na cabeça, etc.
- Faça algum desenho simples, por exemplo de uma casa, e mostre para as crianças que neste desenho podem ser encontradas diferentes linhas. As linhas inclinadas podem ser utilizadas para fazer o telhado da casa, enquanto linhas verticais ou horizontais podem ser utilizadas para fazer as paredes, janelas e portas. Essa atividade pode ser realizada com qualquer outro desenho que você achar interessante para o estudo de linhas ou curvas.
- Leve as crianças para um passeio e peça para observarem e identificarem as linhas estudadas no ambiente à sua volta.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO02 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. |
EI02CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |