Aprendendo o número 2
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Escrita - Números - Matemática - Contagem -
Com esta atividade educativa sobre o número 2, as crianças em idade pré-escolar podem desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, o conceito numérico, além de ampliar o vocabulário. Este material permite ainda, através do lúdico, despertar o interesse por conceitos matemáticos, como a contagem oral e a relação entre quantidades e números, bem como treinar a grafia do número 2. Pais e professores podem utilizar este material durante todo processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais produtivo e estimulante
Sugestões de Trabalho
- Organize as crianças em uma roda de converse e fale sobre os números ao nosso redor, onde podemos encontrá-los e a sua importância no nosso dia a dia. Questione a turma com perguntas como "Onde podemos encontrar números na sala de aula?", "Nas ruas é possível encontrá-los?", "Como seria o mundo sem os números?".
- No chão, faça o contorno do número 2 com giz de lousa ou fita crepe e peça às crianças que andem sobre o seu contorno. Você pode propor outras brincadeiras como seguir o traçado do número andando com as mãos para cima, cantando, com as mãos na cintura, etc.
- Explore a relação entre a quantidade e o número. Proponha a confecção de um painel numérico. Desenhe o número 2 e peça às crianças para ajudarem a definir quantos itens são necessários para sua representação. Disponibilize revistas antigas para as crianças recortarem as imagens para o painel.
- Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Peça que tracem o número 2 seguindo o pontilhado e, em seguida, utilizando a contagem circulem os grupos que contém dois elementos no grupo. Incentive as crianças a colorirem o número 2 ou utilizar materiais diversos como algodão, papéis picados, grãos, glitter, cola colorida, serragem, etc. para cobrir o número.
- Faça a contagem e o sinal com os dedos especificando o número 2. Peça para as crianças repetirem os movimentos.
- Utilizando diferentes materiais, como palitos de sorvete, feijões, fichas preparadas em E.V.A, tampinhas de garrafa ou grãos, peça aos alunos que montem conjuntos de 2 em 2.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO03 | O eu, o outro e o nós | Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |