+


Aprendendo o número 7

Com esta atividade educativa sobre o número 7, as crianças da educação infantil podem aprender conceitos matemáticos básicos como a contagem, noções de quantidades, a relação entre número e quantidade e, ainda, treinar e colorir o número sete. Este material lúdico pode ser utilizado por pais e professores, auxiliando através do lúdico, no desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico-matemático, a criatividade e a coordenação motora.

Aprendendo o número 7 - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com a turma sobre os números e a importância deles no meio social. Incentive o diálogo, levantando questões como: "Onde podemos encontrar os números?", "Seria possível fazer compras sem conhecer os números?", "E pagar contas?", etc.
  • Com giz de lousa ou fita crepe faça o contorno do número 7 no chão. Solicite às crianças que caminhem sobre o seu contorno andando com as mãos na cabeça, batendo palmas, etc.
  • Trabalhe o conceito de números utilizando a idade das crianças, os números nas roupas, nos calçados, no relógio, em folhetos de supermercado, etc. Demonstre com os dedos o número 7 e peça para que as crianças repitam os movimentos. Você pode confeccionar mãos em E.V.A. e colar pedaços de velcro em cada dedo, de tal forma que as crianças possam contar e demonstrar os números utilizando a mãozinha com velcro.
  • Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Utilizando lápis de ponta grossa ou giz de cera, peça às crianças que cubram o traçado do número 7 para treinar sua escrita. Em seguida, utilizando a contagem oral peça que circulem os grupos que contém sete elementos no grupo. Incentive também a colorirem o número 7 ou utilizar materiais como cola colorida, glitter, bolinhas de papel, grãos de milho, casca de ovo picada ou barbante para cobrir o traçado do número.
  • Solicite aos pais e/ou responsáveis que separem potinhos de iogurte ou garrafinhas de refrigerante. Cole em cada potinho um número (a variação dos números dependerá da idade e série das crianças). As crianças devem colocar dentro do potinho a quantidade referente ao número colado. Para isso, você pode usar macarrão, grãos de feijão ou milho. É possível também trabalhar outros conceitos utilizando esta atividade, por exemplo as cores. Você pode pintar cada potinho de uma cor e escrever um número. Separe bolinhas das cores dos potes. As crianças devem colocar bolinhas da mesma cor do potinho na quantidade indicada pelo número.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO02 O eu, o outro e o nós Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
EI02ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

Comentários

X