Aprendendo o número 7
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Escrita - Números - Matemática - Contagem -
Com esta atividade educativa sobre o número 7, as crianças da educação infantil podem aprender conceitos matemáticos básicos como a contagem, noções de quantidades, a relação entre número e quantidade e, ainda, treinar e colorir o número sete. Este material lúdico pode ser utilizado por pais e professores, auxiliando através do lúdico, no desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico-matemático, a criatividade e a coordenação motora.
Sugestões de Trabalho
- Converse com a turma sobre os números e a importância deles no meio social. Incentive o diálogo, levantando questões como: "Onde podemos encontrar os números?", "Seria possível fazer compras sem conhecer os números?", "E pagar contas?", etc.
- Com giz de lousa ou fita crepe faça o contorno do número 7 no chão. Solicite às crianças que caminhem sobre o seu contorno andando com as mãos na cabeça, batendo palmas, etc.
- Trabalhe o conceito de números utilizando a idade das crianças, os números nas roupas, nos calçados, no relógio, em folhetos de supermercado, etc. Demonstre com os dedos o número 7 e peça para que as crianças repitam os movimentos. Você pode confeccionar mãos em E.V.A. e colar pedaços de velcro em cada dedo, de tal forma que as crianças possam contar e demonstrar os números utilizando a mãozinha com velcro.
- Oriente a turma para a realização da atividade proposta na ficha. Utilizando lápis de ponta grossa ou giz de cera, peça às crianças que cubram o traçado do número 7 para treinar sua escrita. Em seguida, utilizando a contagem oral peça que circulem os grupos que contém sete elementos no grupo. Incentive também a colorirem o número 7 ou utilizar materiais como cola colorida, glitter, bolinhas de papel, grãos de milho, casca de ovo picada ou barbante para cobrir o traçado do número.
- Solicite aos pais e/ou responsáveis que separem potinhos de iogurte ou garrafinhas de refrigerante. Cole em cada potinho um número (a variação dos números dependerá da idade e série das crianças). As crianças devem colocar dentro do potinho a quantidade referente ao número colado. Para isso, você pode usar macarrão, grãos de feijão ou milho. É possível também trabalhar outros conceitos utilizando esta atividade, por exemplo as cores. Você pode pintar cada potinho de uma cor e escrever um número. Separe bolinhas das cores dos potes. As crianças devem colocar bolinhas da mesma cor do potinho na quantidade indicada pelo número.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO02 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. |
EI02ET08 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |