Contando e pintando
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Ciências - Animais e Plantas - Datas Comemorativas - Dia do Meio Ambiente - Matemática - Contagem -
Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da psicomotricidade das crianças em idade pré-escolar e proporcionar o estudo da Matemática na educação infantil. Por meio de conceitos básicos como números, contagem e operações, as crianças da educação infantil têm a possibilidade de ampliarem seu pensamento lógico-matemático além de explorarem diversas outras habilidades. Pais e professores podem utilizar este material lúdico, em casa ou na sala de aula, proporcionando um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Converse com os alunos sobre os números, sua importância no nosso dia a dia e sua relação com quantidades. Explore a contagem mecânica através de brincadeiras onde as crianças iniciam a contagem a partir do um, como esconde-esconde, amarelinha, etc.
- Explore a contagem usando palitos de sorvete, palitos de fósforos, blocos lógicos, etc. Separe prendedores de roupa ou clipes. Confeccione cartões com números e peça às crianças para que coloquem a quantidade de prendedores (ou clipes) correspondente ao número indicado no cartão.
- Você pode também confeccionar um cartaz, em papel cartão ou cartolina, e colocar bolsos feitos em E.V.A. Em cada bolso fixe um número (que pode variar de acordo com a idade e série das crianças). As crianças devem colocar em cada bolso a quantidade de palitos de sorvete, por exemplo, relacionada ao número indicado no bolso.
- Apresente aos alunos a atividade proposta na ficha. Leia a instrução, mostre os desenhos das joaninhas e realize a atividade com a turma. Oriente-os a contar o número de bolinhas brancas nas asas de cada joaninha. Em seguida, usando lápis de cor ou giz de cera, peça às crianças para que pintem no quadro o numeral correspondente às bolinhas.
- Aproveite a atividade para conversar com as crianças sobre os insetos e a sua importância para o nosso planeta. Estimule o conhecimento e identificação dos insetos, aqueles que nos auxiliam, o meio em que vivem, etc.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET07 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Contato com pequenos animais e plantas. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |
Matemática | Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. |
Matemática | Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. |