Aberto e fechado
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Matemática - Classificação - Contagem -
Esta atividade educativa é voltada às crianças da pré-escola e tem como objetivo trabalhar conceitos matemáticos como a contagem, relação de números com quantidades e noções espaciais de "aberto" e "fechado". Além disso, por meio do lúdico, os alunos da educação infantil podem desenvolver a coordenação motora, a criatividade, bem como habilidades cognitivas, corporais e visuais.
Sugestões de Trabalho
- Leve para sala de aula, por exemplo, caixas de sapato com tampa e converse com as crianças explicando o conceito "aberto" e "fechado" utilizando as caixas. Esta atividade também pode ser realizada utilizando outros materiais, como livros e cadeados.
- Trabalhe o conceito "aberto" e "fechado" utilizando também histórias, fantoches e brincadeiras. Proponha uma brincadeira na sala de aula deixando a porta, algumas janelas e gavetas de armários abertas. Deixe sobre a mesa alguns garrafas, caixas e livros abertos e outros fechados. Peça aos alunos para que observem a sala com atenção e faça perguntas como: "Tem alguma janela, porta ou gaveta aberta?", "Os livros estão abertos ou fechados?", "Vamos fechar as gavetas que estão abertas?", etc.
- Você pode também trabalhar conceitos matemáticos como contagem solicitando às crianças que contem o número de gavetas, janelas, livros ou garrafas abertas e também o número de fechados.
- Oriente as crianças para a realização da atividade educativa proposta na ficha. Primeiramente peça que pintem os presentes como quiserem. Em seguida, peça que observem quais caixas estão abertas e quais estão fechadas, e respondam as questões. Para isso, peça que contem as caixas abertas e as fechadas e, por fim, registrem o numeral correspondente em cada campo de cada questão.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc. |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária. |