Maior e menor
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Música - Matemática - Medidas -
O objetivo desta atividade educativa é auxiliar as crianças do maternal ou da pré-escola a desenvolverem noções de grandeza, ampliarem sua capacidade de observação, percepção visual, concentração e criatividade. Além de trabalhar os conceitos matemáticos "maior" e "menor", este material didático permite também explorar outras temáticas como musicalização, conhecimento de instrumentos musicais e o conceito de cores primárias.
Sugestões de Trabalho
- Separe brinquedos de diferentes tamanhos (você pode solicitar, antecipadamente, que as crianças levem para a sala de aula seus brinquedos favoritos). Monte uma roda de conversa e coloque os brinquedos para que a turma possa observá-los. Para cada criança você deve fazer diferentes perguntas, como: "Qual é o maior brinquedo?", "E o menor?", etc.
- A mesma atividade pode ser realizada considerando-se outros objetos de diferentes tamanhos como livros, caixas de sapato, etc. Divida a turma em grupos e solicite que organizem os livros (ou caixas) colocando-os em ordem do "menor" para o "maior".
- Proponha aos alunos a realização da atividade educativa proposta na ficha. Peça para que observem com atenção os desenhos dos violões. Você pode aproveitar este momento para conversar com a turma sobre os instrumentos musicais, seus nomes e características e, também, sobre as cores primárias. Em seguida, peça às crianças que separem lápis de cor ou giz de cera nas cores amarelo e vermelho. Explique a atividade, dizendo que eles devem pintar o violão maior de amarelo e o menor de vermelho.
- Proponha também atividades em que os alunos possam fazer comparações de medidas com elementos do próprio corpo. Divida a turma em grupos e peça que façam comparações dos pés, por exemplo. Para cada grupo, incentive o diálogo levantando questões como "Quem tem o pé maior?", "E quem tem o pé menor?", "Maria e João tem os pés do mesmo tamanho ou não?".
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF06 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. |
EI02ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |