Colorindo desenhos com a vogal I
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Escrita - Letras -
Por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, as crianças da educação infantil podem aprender as letras do alfabeto e ainda reconhecer seus sons. Esta atividade educativa, além de auxiliar no processo de descoberta da escrita e da leitura, permite trabalhar com a vogal "I" e o reconhecimento do seu som através da observação de desenhos. Pais e professores podem utilizar este material didático e oferecer às crianças uma alfabetização mais agradável e estimulante.
Sugestões de Trabalho
- Disponha as crianças em roda e comece uma conversa sobre as vogais, mostrando as letras no seus nomes, uniformes e objetos em sala de aula. Escreva a vogal "i" (bem grande) na lousa em caixa alta e reproduza com a turma os movimentos de traçado da letra com o dedo no ar, sobre a mesa, em cartelas de lixa fina, etc.
- Apresente a vogal estudada confeccionada em lixa, espuma ou E.V.A e peça às crianças que a tateiem, orientando-as sobre os movimentos necessários para o seu traçado.
- Faça o traçado (em tamanho grande) da vogal "I" em cartolina ou papel cartão e peça para que os alunos façam bolinhas com papel colorido e colem sobre o limite da letra. Você pode sugerir que utilizem outros materiais de colagem, como botões, algodão, sementes, etc., para cobrir o traçado da letra.
- Oriente a realização da atividade proposta na ficha. Peça à turma para que observem os desenhos na ficha e nomeie-os. Neste momento destaque a vogal em estudo. Em seguida, disponibilize lápis de cor ou giz de cera colorido e oriente as crianças a colorirem apenas os desenhos cujos nomes começam com a vogal "I".
- Trabalhe com músicas, histórias, poemas ou brincadeiras sobre as vogais. Como sugestão, você pode preparar um bingo de vogais. Nesta brincadeira as regras são as mesmas que no bingo comum, no entanto, as invés de números são as vogais que devem ser colocadas para formar uma palavra.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |