Pintura e Colagem - Milho de Festa Junina
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Festa Junina - Coordenação Motora -
Nesta atividade, através do tema Festa Junina, trabalharemos habilidades motoras, artísticas e a criatividade da criança. O(A) Educador(a) deverá orientá-la a colorir o desenho e logo em seguida decorá-lo com pequenas bolinhas de papel que serão amassadas e coladas no milho. Nessa atividade, ao mesmo tempo que a criança se diverte, ela aprende e desenvolve importantes habilidades.
Sugestões de Trabalho
- Inicie o trabalho falando sobre as Festas Juninas. Pergunte quem já sabe o que é? Como é? Depois direcione a conversa explicando sobre as comidas típicas da Festa Junina que são basicamente as comidas derivadas dos produtos de colheita em junho como alguns grãos, exemplo: o milho.
- Faça uma roda de conversa com as crianças e pergunte quem já conhece o milho, quem já comeu milho. Leve uma espiga de milho e deixe que cada criança pegue na mão para olhar e dizer alguma coisa sobre. Interaja com as crianças e estimule a participação delas. Explique que algumas comidas são derivadas do milho como a pipoca, o bolo de milho, a pamonha, etc.
- Entregue a folha de atividade para a criança e explique a atividade. Peça primeiro que cada criança pinte com giz de cera o seu desenho. Em seguida, oriente a criança a fazer pequenas bolinhas de papel crepom amarelo amassando-o. Feito isso, auxilie a criança a colar as bolinhas no desenho do milho.
- Você pode fazer a mesma atividade utilizando diferentes materiais para decorar o desenho, como por exemplo: grãos de milho, pipoca, etc.
- Quando todas as atividades estiverem prontas, proponha para as crianças usarem as folhas para decorar a escola, ou sua sala de aula, nesse período de Festa Junina. Se todos concordarem, cole os trabalhos na parede da sala ou nas paredes da escola. Faça uma pequena exposição com os alunos.
- Aproveitando a temática da Festa Junina, você poderá também fazer uma brincadeira típica com os alunos: A Corrida do Milho! Para isso, desenhe no chão, ou cole fitas adesivas, formando duas linhas paralelas e distantes. Na parte de trás de uma das linhas, coloque um balde ou pote com grãos de milho. Atrás da outra linha, as crianças são agrupadas aos pares – onde uma delas segura uma colher e a outra um copinho descartável. Ao sinal dado pelo (a) educador (a), os participantes com a colher correm até a bacia ou pote com os grãos de milho, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada onde devem colocar o milho no copo que seu par segura. Vence a dupla que primeiro encher o copo com milho.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |