Formas Geométricas - Círculo
Com essa atividade educativa a criança aprenderá a conhecer e diferenciar diferentes formas geométricas, em especial, o círculo. Além disso, a atividade também possibilita o desenvolvimento das percepções táteis e visuais da criança, bem como sua expressão criativa através da linguagem e do desenho.
Sugestões de Trabalho
- Explique para as crianças que as formas geométricas basicamente são os formatos da maioria das coisas que existem na nossa vida, como os brinquedos, os móveis, as casas, os carros, etc. Diga que existem várias formas geométricas diferentes e cada uma tem uma característica e um nome. Informe que na aula de hoje estudaremos o círculo. Pergunte quem sabe o que é um círculo? Qual a forma do círculo? E, a partir da resposta das crianças vá direcionando e construindo o conceito correto com as crianças.
- Distribua E.V.A, papelão e pedaços de papel para as crianças e incentive que elas recortem vários círculos, de vários tamanhos inclusive. Deixe que eles mostrem para os colegas o seu recorte e troquem entre si. Vá dando exemplos de objetos na sala de aula ou fora dela que eles conheçam que tem o formato de um círculo. Faça com o dedo o desenho de um círculo no ar e peça que as crianças façam também.
- Cole em um pedaço de papel sulfite branco os pedaços de círculos que as crianças recortaram. Oriente que cada uma crie sua obra de arte.
- Leia para as crianças o poema Poema – “Rimas com as Formas Geométricas” e vá perguntando para as crianças sobre a característica de cada forma geométrica que foi falado no poema. Repita várias vezes se for necessário.
- Entregue para as crianças a atividade educativa impressa na folha. Diga que elas deverão criar um desenho a partir do círculo que já está impresso na folha. Peça para que as crianças digam em voz alta quais opções elas poderiam desenhar usando esse círculo, diga você também alguns exemplos. Depois deixe-as livres para criarem e pintarem seus desenhos.
- Explore brincadeiras com as crianças, que usem o círculo para ilustrar ainda mais o seu conceito. Vocês podem brincar de ciranda-cirandinha (onde de mãos dadas as crianças deverão formar um círculo), bambolês ou até mesmo fazer bolinhas de sabão com as crianças.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI03EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
EI03ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Movimento | Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais. |
Música | Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa. |
Natureza e Sociedade | Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito. |
Matemática | Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc. |
Matemática | Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. |
Matemática | Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais. |
Matemática | Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. |