+


Formas Geométricas - Quadrado

Esta atividade educativa tem como objetivo principal ensinar para as crianças sobre uma das formas geométricas básicas: o quadrado. Através dela, a criança poderá aprender e desenvolver habilidades criativas e de coordenação motora fina, além de aumentar seu repertório cognitivo com mais conhecimento sobre as formas geométricas.

Formas Geométricas - Quadrado - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie o trabalho desenhando um quadrado na lousa. Pergunte para as crianças quem sabe que figura é aquela. Fale para as crianças que aquela figura é uma forma geométrica chamada quadrado. Explique que o quadrado é uma forma geométrica que possui os quatro lados iguais, ou seja, do mesmo tamanho. Aproveite o ambiente que vocês estiverem e peça para as crianças olharem ao redor e apontarem exemplos de quadrados existentes, pode ser por exemplo uma janela, um piso no chão, um desenho na parede ou na roupa de alguém…aponte você também alguns exemplos para os alunos.
  • Apresente esse poema para as crianças: Poema – “Rimas com as Formas Geométricas”, e repita várias vezes com elas até que elas compreendam seu ensinamento. Faça um jogral com as crianças. Coloque as crianças em fila e fale para cada uma um pedaço de uma frase para ela gravar e dizer na sua vez. Brinquem com o poema.
  • Brinque com as crianças usando blocos de montar ou jogos de encaixe. Para diversificar os estímulos de aprendizagem, mostre esse vídeo para as crianças: “Formas Geométricas - Quadrado”
  • Apresente a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado para a criança. Estimule que ela crie um desenho livre usando sua imaginação. Pode ser qualquer coisa, até mesmo um desenho abstrato. Depois a criança deverá pintar com suas cores favoritas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Natureza e Sociedade Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito.
Matemática Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
Matemática Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

Comentários

X