Caminho até o Brinquedo - Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura -
Esta atividade educativa permite que as crianças identifiquem os brinquedos que fazem parte do seu cotidiano, expressem preferências sobre os brinquedos que possuem e desenvolvam a linguagem oral. Além disso, a utilização dessa atividade também contribui para a criança desenvolver habilidades de traçado de percurso, coordenação motora fina e criatividade. Por ser lúdica e muito divertida, pais e professores(as) podem utilizar essa atividade com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Envie aos pais com antecedência, um recado para que enviem um pouquinho de areia para a realização da atividade. Você também poderá providenciar um pouco de areia para distribuir para as crianças que esquecerem de levar.
- Comece a aula falando sobre brinquedos. Pergunte para as crianças se elas gostam de brincar com brinquedos, quais brinquedos elas têm e quais os brinquedos que mais gostam. Estimule as crianças a falarem sobre sua experiência pessoal.
- Distribua para crianças massinhas de modelar, jornais ou revistar para serem recortados, tampinhas de garrafas pet e materiais recicláveis, e peça para cada criança criar um brinquedo para si. Vale usar a imaginação para recriar um brinquedo que já existe ou até mesmo inventar um novo. Ao final, cada criança deverá falar sobre sua criação.
- Entregue a ficha de atividade para as crianças. Pergunte a elas se existe algum brinquedo na folha, e qual é o brinquedo. Leia o enunciado da atividade e estimule que elas pintem o caminho que leva o menino até o brinquedo. Depois oriente e ajude as crianças a passarem cola no caminho já pintado e então colar areia sobre o caminho todo. (Se você não quiser fazer essa atividade usando areia, pode fazer com bolinhas de papel amassado, farinha de rosca ou mesmo massinha de modelar).
- Proponha uma brincadeira com as crianças na quadra ou no pátio da escola. Desenhe quatro caminhos grandes no chão, com giz ou fita adesiva, e coloque brinquedos em uma das pontas de cada caminho. Peça para cada criança escolher um brinquedo e então traçar o caminho que a levará até ele.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01ET05 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos. |
Matemática | Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos. |