Personagens do Folclore Brasileiro - Caça Palavras
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Datas Comemorativas - Dia do Folclore - Escrita - Coordenação Motora - Leitura - Reconhecimento de Palavras -
O intuito dessa atividade educativa é trabalhar com a criança da educação infantil a percepção visual, a linguagem escrita, o raciocínio lógico e a observação, ao mesmo tempo que trabalhamos o tema folclore valorizando o resgate cultural e a transmissão dos conhecimentos populares através de rodas de conversas e informações sobre os personagens que aparecem desenhados no caça palavras proposto na atividade. É uma atividade bastante divertida e desafiadora, e as crianças irão adorar!
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula informando que aprenderemos sobre alguns personagens do Folclore Brasileiro. Pergunte para as crianças se elas sabem sobre o folclore e seus personagens: o saci, a iara, a cuca e o boto. Estimule que as crianças interajam entre si e com você, expressando-se livremente.
- Conte para as crianças sobre a importância do Folclore e fale um pouquinho sobre a lenda de cada um de seus personagens. Você pode encontrar algumas informações relevantes aqui 22 de agosto – Dia do Folclore Brasileiro”.
- Para ilustrar a explicação sobre o tema folclore e seus personagens, mostre esse vídeo para as crianças Coletânea da Turma do Folclore (Lendas) ”, e após assistir o vídeo, faça uma roda de conversa com as crianças sobre o que elas entenderam, o que mais gostaram, etc.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Diga que na folha existem vários personagens do folclore brasileiro. Juntamente com as crianças, identifique esses personagens e converse um pouco sobre a história de cada um deles. Destaque o nome de cada um dos personagens e explique para as crianças que elas deverão achar todos os nomes no caça-palavras. Oriente as crianças para fazerem sozinhas, mas fique a disposição para ajudá-las se necessário.
- Faça com os alunos uma representação teatral, onde cada criança pode escolher um personagem folclórico que mais gosta para representar. Incentive as crianças a brincarem e soltarem a imaginação!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO06 | O eu, o outro e o nós | Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações que as crianças leiam , ainda que não o façam de maneira convencional. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |
Natureza e Sociedade | Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural. |