O Porco-Espinho - Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Ciências - Animais e Plantas -
Com essa atividade educativa de colagem do Porco-Espinho podemos estimular o desenvolvimento de habilidades da criança como a coordenação motora fina, expressão artística, a criatividade e a imaginação. Além disso possibilita o conhecimento de um dos animais da fauna brasileira e a exploração e a manipulação de diferentes objetos e meios de produções artísticas como: como lápis de cor, giz de cera, pincéis improvisados, carimbos e tintas guaches, para a realização da atividade. Por ser uma atividade lúdica, pais e educadores(as) podem realizá-la com as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula dispondo as crianças em roda e leia para as crianças a fábula do porco-espinho. Escreva na lousa “A Fábula do Porco-Espinho” e leia a fábula para as crianças com bastante entusiasmo. Você poderá encontrar a fábula completa no link "A Fábula do Porco Espinho".
- Após a leitura, pergunte para as crianças o que elas entenderam. Aos poucos, vá conversando com as crianças sobre os ensinamentos da fábula e a importância de respeitar as diferenças das pessoas para cultivar um bom relacionamento com todos e construir assim uma boa convivência.
- Apresente para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Apresente a elas o animal retratado no desenho, diga que o nome dele é porco-espinho ou ouriço e ele é um animal da fauna brasileira. Explique o enunciado dizendo que as crianças deverão carimbar os espinhos no corpo do porco-espinho usando um garfo de plástico e tinta guache. Entregue um garfinho de plástico para cada criança e peça para ela escolher a cor do guache que fará os espinhos. Depois, mergulhe o garfinho na tinha guache e carimbe o corpo do porco-espinho. Faça uma vez para demonstrar para as crianças como fazer. Depois, deixe que as crianças façam sozinhas. Fique à disposição para ajudá-las no que for preciso.
- Você pode também fazer essa atividade com as crianças colando palitos de dentes ou palitos de fósforos no corpo do porco-espinho, ou mesmo carimbar as mãozinhas das crianças formando os espinhos com os dedinhos. Caso prefira algo mais simples, você pode pedir apenas para as crianças pintarem com giz de cera o corpo do porco-espinho.
- Entregue massinhas de modelar para as crianças e faça com elas um porco-espinho. Depois de pronto, entregue pequenos pedaços de palitos para as crianças espetarem no corpo do porco-espinho. Vai ser uma atividade divertida e o resultado vai ficar incrível!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |