O Cachorro Caco e a letra “C” – Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Com o objetivo de iniciar as crianças em idade de Educação Infantil no processo de letramento e alfabetização e orientá-las para reconhecimento das letras, essa atividade educativa da letra “C” permite que as crianças aprendam de maneira lúdica a reconhecer o som e a grafia da letra “C”, e paralelo a isso, desenvolver habilidades de coordenação motora fina e expressão artística com a pintura do traçado da letra. Por ser uma atividade simples e instrutiva, pode ser utilizado por pais e/ou educadores (as), em casa ou na escola, para garantir uma aprendizagem mais estimulante para as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Faça uma letra “C” bem grande em E.V.A e coloque no meio da lousa para iniciar a aula. Explique para as crianças que a aula de hoje é para conhecermos a letra “C”. Capriche na pronúncia e estimule as crianças a falarem com você a letra “C”. É muito importante que as crianças assimilem o som a grafia da letra.
- Mostre esse vídeo para as crianças " A Música da Letra C”, a fim de ilustrar sua explicação sobre a letra “C”. Converse com elas sobre o som e as palavras que aparecem no vídeo com a letra “C”, e depois pergunte para as crianças mais exemplos de palavras que começam com a letra “C”. Dê exemplos também de palavras com a letra ”C” para ajudar as crianças: casa, cebola, colchão, criança, caneca, caneta, coração, etc.
- Peça para as crianças fazerem com o dedinho no ar, o traçado da letra “C”. Entregue massinhas de modelar e estimule cada criança a criar sua própria letra “C” de massinha. Fique à disposição das crianças para ajudá-las no molde da letra.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia o enunciado em voz alta e explique a atividade para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre O Cachorro que é um animal da fauna brasileira e muitas pessoas tem como animal de estimação e parte integrante da família. Diga para as crianças que o nome do cachorro do desenho é Caco. Chame atenção para as palavras: Cachorro e Caco pois ambas começam com a letra “C”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “C”. Depois peça para as crianças escolherem a cor de sua preferência e pintarem com giz de cera toda a letra “C” e então, passarem cola colorida sobre o traçado da letra.
- Você pode construir com a criança um " Alfabeto de Parede ”, são várias as sugestões que preparamos nessa postagem. Escolha a de sua preferência e confeccione com as crianças. Você pode ir construindo aos poucos conforme for trabalhando as letrinhas.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI01EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |