Contando as horas para a Volta às Aulas - Pintura e Colagem
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Volta às Aulas -
Para as crianças em idade de Educação Infantil, o final das férias gera muitos sentimentos conflitantes, pois, ao mesmo tempo que as crianças se sentem tristes pela interrupção do lazer constante e do não compromisso de ir para a escola todo dia, elas também se sentem ansiosas para retomar sua vida escolar e rever os amiguinhos e o (a) professor (a). É exatamente por isso que nesse início ou reinício das aulas deve ter uma recepção calorosa e animada, com o intuito da criança perceber o quanto é querida e o quanto será divertido e proveitoso todo o momento que estará na escola.
Pensando nisso, desenvolvemos essa atividade educativa que além de proporcionar um acolhimento de boas-vindas às crianças na escola, também possibilita o desenvolvimento das relações interpessoais e da expressão artística da criança, além é claro, de introduzir o conceito de horas na apresentação do relógio.
Sugestões de Trabalho
- Fique na porta da sala para receber as crianças. Receba uma por uma com um cumprimento carinhoso e um largo sorriso. Diga que é uma felicidade ter todas as crianças junto com você para mais um período de interação, brincadeiras e muito aprendizado.
- Escreva na lousa a seguinte frase: “Estava contando as horas no relógio para ver vocês! ”. Coloque todas as crianças em roda e leia a frase da lousa para as crianças reafirmando que é assim que você se sente em relação a volta às aulas. Inicie uma roda de conversa afirmando que as férias são muito divertidas, mas estar junto com elas na escola também é muito bom.
- Demonstre interesse por cada criança. Pergunte o que elas fizeram durante as férias, faça perguntas do tipo: diga um passeio especial, uma comida que gostou, algo que fez nas férias que te deixou feliz, etc..... Estimule as crianças a conversarem e contarem suas vivências. Depois, pergunte o que elas esperam fazer na escola. Deixe as crianças falarem e anote as respostas na lousa!
- Mostre para as crianças o seguinte vídeo com uma música bem animada de volta as aulas "Volta às Aulas – Músicas Educacionais para Crianças". Pergunte para as crianças como foi o preparativo delas para voltar para a escola.
- Distribua a atividade educativa proposta na folha para as crianças. Entregue uma folha para cada criança e leia a frase para elas, dizendo que elas deverão colorir o relógio que simboliza a passagem do tempo, marcando as horas do dia. Diga que você estava contando as horas no relógio, ansiosa para esse retorno, pois gosta muito de estar com elas. Aproveite para falar um pouquinho sobre o relógio e sua função. Diga que o ponteiro grande do relógio é responsável por marcar os minutos e o pequeno marca a hora. Mostre os ponteiros para as crianças e depois de colorirem o relógio, peça para elas colarem pedaços de palitos de fósforos sobre os ponteiros. Estimule as crianças a deixarem bem bonito seus relógios e ao final, decore a parede da sala com o trabalho delas.
- Crie com as crianças o relógio da turma. Estimule as crianças a substituírem os números das horas e minutos por ações que devem ser feitas por elas na escola. Por exemplo: desenhar, ouvir histórias, brincar, correr, lanchar, etc. O (a) educador (a) pode desenhar um círculo bem grande na lousa e conforme as crianças forem falando, ele (a) vai anotando no lugar os números as ações que as crianças esperam fazer na escola. O (a) educador (a) pode ir direcionando as sugestões das crianças para ações da rotina da turma mesmo. Depois de pronto o rascunho na lousa, poderá ser construído com E.V.A ou papelão, um relógio da classe para decorar a sala.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO03 | O eu, o outro e o nós | Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal. |