A Galinha e a Letra “G” – Pintura e Colagem
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Ciências - Animais e Plantas - Escrita - Letras - Leitura - Alfabeto -
Essa atividade educativa da letra “G” tem como intuito iniciar as crianças no processo de alfabetização e letramento, orientando-as para o reconhecimento das letras, mais especificamente da letra “G”. Essa atividade permite que as crianças aprendam de maneira didática a reconhecer o som e a grafia da letra “G”, e paralelo a isso, desenvolver habilidades de motricidade e expressão artística com a pintura e colagem do traçado da letra. Pais e/ou educadores (as), podem utilizar essa atividade com as crianças, em casa ou na escola, para garantir uma aprendizagem mais estimulante para as crianças.
Sugestões de Trabalho
- Faça com os alunos uma sessão cinema e mostre esse vídeo para as crianças: “ A galinha dos ovos de ouro”. Depois de assistirem o vídeo apresente para as crianças a letra ”G” e fale para elas que a galinha é uma ave da nossa fauna e é uma palavra que começa com a letra “G”. Escreva na lousa bem grande e em formato bastão, a letra “G”.
- Peça para as crianças fazerem com o dedo no ar, o traçado da letra “G”. Faça junto com as crianças. Depois pronuncie pausadamente a letra, fazendo seu traçado no ar com o dedo. Peça para as crianças fazerem também, uma por vez. Dê ênfase para a pronúncia e a mímica do traçado da letra. Ao final façam todos juntos de uma só vez. Podem fazer várias vezes se necessário.
- Para reforçar a aprendizagem das crianças sobre a letra “G”, mostre esse vídeo “ A Música da Letra G”. Converse com as crianças sobre o som e as palavras que aparecem no vídeo com a letra “G”, e depois pergunte para as crianças mais exemplos de palavras que começam com a letra “G”. Você também deve dar exemplos de palavras com a letra “G” para ajudar as crianças: gelo, geladeira, grade, grade, gibi, gula etc.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e explique a atividade para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre A galinha que é um animal da fauna brasileira, uma ave, e começa com a letra “G”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre a letra “G”. Depois estimule-as para escolherem a cor de sua preferência e pintarem todo o traçado da a letra “G” com tinta guache. Depois disso, ajude as crianças a passarem cola e colocarem grãos de milho por todo o traçado da letra (você pode levar os grãos de milho ou pedir com antecedência para os responsáveis das crianças enviarem).
- Leve as crianças para o parquinho da escola, mais especificamente na areia. Coloque-as sentadas na areia e peça para que elas façam o traçado da letra “G” com o dedinho na areia.
- Você pode também construir com a criança um “ Alfabeto de Parede”, escolha uma das opções sugeridas no post e confeccione o seu!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |