Brincadeira de Criança
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Dia das Crianças -
Essa atividade pedagógica para educação infantil, “Brincadeira de Criança” tem o objetivo de trabalhar a importância da conscientização dos direitos e deveres da criança, mais especificamente o direito de brincar, ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento da imaginação, expressão oral e artística dos pequenos. Além dessas habilidades, essa atividade também permite o trabalho com a data comemorativa Dia das Crianças e contribui para o desenvolvimento social e emocional da criança, inserindo-a cada vez mais no mundo em que vive de forma ativa e consciente.
Sugestões de Trabalho
- Converse com as crianças sobre o Dia das Crianças que no Brasil é comemorado anualmente no dia 12 de outubro e é uma data muito importante de ser lembrada e comemorada pois nos faz refletir sobre a importância das crianças e seu desenvolvimento para o futuro. Converse um pouco sobre os direitos e deveres das crianças e porque eles devem ser respeitados. Se quiser saber todos os direitos e deveres das crianças para explicar melhor o tema, basta acessar nosso Blog em “ Direitos e Deveres das Crianças – Trabalhando a Cidadania! ”.
- Para deixar a explicação mais lúdica, mostre esse vídeo para as crianças: “ Toda Criança tem Direitos”. Após assistir, converse com as crianças sobre o que elas entenderam. Pergunte quais os direitos que as crianças têm que apareceram no vídeo. Converse com as crianças e deixe-as falarem livremente.
- Leve as crianças para a quadra ou pátio da escola e proponha algumas brincadeiras para elas. Vocês podem brincar de pega-pega, lenço-atrás, amarelinha, esconde-esconde, estátua, morto-vivo, queimada. Escolha duas ou três brincadeiras e brinque com as crianças! Além de divertido, você desenvolverá nelas a motricidade, interação e sociabilidade.
- Entregue a atividade educativa proposta na folha. Explique sobre a lei dos direitos e deveres das crianças e fale que a atividade da folha é sobre a importância do direito de brincar! Converse com as crianças sobre suas brincadeiras e brinquedos favoritos e peça para que elas desenhem na folha sua brincadeira ou brinquedo que mais gostam. Estimule para que a criança faça um desenho bem caprichado e depois peça para que ela o pinte para deixá-lo bem bonito!
- Você poderá verificar a possibilidade com a escola (ou até mesmo com os responsáveis das crianças - solicitando com antecedência pela agenda algum valor em dinheiro, entre R$ 5,00 e R$ 10,00) para adquirir lembrancinhas para presentear as crianças. Existem muitas opções de brinquedos que são vendidos em lojas de R$ 1,00 como: peteca, pião, jogo de memória, quebra-cabeças, vai-e-vem, entre outros. Existe ainda a possibilidade de saquinhos de doces, ou até mesmo balas, pirulitos, giz de cera, massinha de modelar, etc. Enfim, são inúmeras as possibilidades de presentear as crianças com carinho e sem gastar muito! Se conseguir, proponha um dia de brincadeiras e ao final, entregue para cada criança uma lembrancinha, parabenizando-a pelo seu dia!
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |