Colorindo o Arco-Íris – Pintura e Colagem
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Artes - Colagem - Desenho e Pintura - Ciências -
A atividade pedagógica “Colorindo o Arco-Íris” foi desenvolvida para trabalhar com as crianças da educação infantil o conceito simplificado de refração e também trabalhar com as cores, ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento de habilidades como observação, apuração dos sentidos, motricidade e expressão artística por meio da pintura do Arco-Íris. A partir dessa atividade a criança será capaz de entender como surge o Arco-Íris e também reforçar sobre a grande variedade de cores existentes.
Sugestões de Trabalho
- Comece a aula explicando para as crianças que aprenderemos sobre o Arco-Íris, as cores e um conceito muito interessante que produz o Arco-Íris chamado de refração. Explique que a refração da luz que produz o Arco-Íris se dá porque os raios de luz do sol quando entram em contato com a água ou com gotículas de umidade mudam de posição e a luz branca do sol se desvia e se decompõe nas sete cores que formam o Arco-Íris. As sete cores do Arco-Íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
- Para ilustrar sua explicação sobre o surgimento do Arco-Íris e o fenômeno da refração mostre esse vídeo para as crianças “ De onde vem o Arco-Íris?”. Converse com as crianças sobre o que elas entenderam do vídeo. Deixe as crianças falarem livremente e oriente a explicação a partir do relato delas.
- Faça uma experiência com as crianças. Leve-as para o jardim ou pátio da escola em um dia ensolarado e com uma mangueira regue o jardim. Observe com as crianças a formação do arco-íris a partir do contato dos raios de sol com a água e a umidade do jardim. Explique que esse fenômeno é o que dá origem ao arco-íris e ele tem o nome de refração.
- Entregue a atividade educativa para as crianças e leia as instruções em voz alta, explicando o que as crianças deverão fazer. Explique que na folha existe um Arco-Íris e explique novamente como surge o Arco-Íris. Nesse momento, de maneira bem simplificada, explique o movimento de refração e as cores que compõem o Arco-Íris. Explique que as crianças deverão pintar o Arco-Íris de maneira bem caprichada usando em cada faixa do arco-íris as respectivas cores que já estão começadas no desenho. Depois, elas deverão colar algodão nas nuvens para deixar o desenho bem decorado.
- Converse sobre cores com as crianças. Fale sobre as sete cores do Arco-Íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Peça para as crianças mais exemplos de cores que eles conhecem. Pergunte para cada criança sua cor favorita. Entregue uma folha em branco e peça para cada criança criar um desenho usando sua cor favorita. Quando terminarem, peça para as crianças apresentarem suas obras.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
EI03ET02 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons, propriedades ferromagnéticas etc. |
Natureza e Sociedade | Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento. |