+


A Letra “C” Cursiva - Caligrafia

Essa atividade pedagógica “A Letra “C” Cursiva – Caligrafia” tem como objetivo ensinar a forma de escrita cursiva da letra “C” para as crianças, e treinar a grafia dessa letra na forma cursiva maiúscula e minúscula. O trabalho com essa atividade permite além do conhecimento e o treino da letra cursiva, o desenvolvimento neuro cognitivo da criança e o aperfeiçoamento de suas habilidades grafo-motoras. Existem estudos que comprovam que a criança que escreve bem tem mais facilidade para leitura e vice-versa, por isso, mesmo vivendo no mundo dos teclados, é de suma importância a escrita à mão para o desenvolvimento das crianças.

A Letra “C” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Para iniciar a aula, mostre esse vídeo para as crianças: “ Alfabeto Cursivo”. Depois de assistirem ao vídeo, converse com as crianças sobre as letras do alfabeto que apareceram no vídeo e ensine que todas as letras estavam no formato cursivo de escrita.
  • Apresente para as crianças a letra “C” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa a letra “C” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e ensine esses conceitos para as crianças. Explique que a letra maiúscula deve ser usada no começo da frase ou em nomes próprios, e do restante deve ser usada a letra minúscula. Diga que é muito importante aprender e treinar as várias formas de escrita das letras pois além de ficarmos com uma letra mais bonita, também desenvolvemos várias habilidades motoras, sensoriais e neuro cognitivas fundamentais para o nosso desenvolvimento.
  • Peça para as crianças fazerem a letra “C” maiúscula e minúscula no formato cursiva com o dedo no ar. Ensine para as crianças o movimento da letra. Faça junto com as crianças e depois peça para cada criança, uma de cada vez, fazer sozinha. Se possível, faça essa atividade usando também uma caixa de areia. E peça para as crianças treinarem a grafia cursiva da letra “C” na caixa de areia.
  • Entregue uma folha branca, sem linhas, e massinha de modelar para as crianças e peça para elas modelarem a massinha no formato cursivo da letra “C” maiúscula e minúscula. Fique à disposição das crianças para ajudá-las no molde se necessário.
  • Entregue para as crianças a atividade pedagógica proposta na folha. Brinque de “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Tem na casa, no cão, na cama e no coração? e espere pela resposta das crianças. Ensine que na folha temos a letra “C” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “C” em libras que é a língua de sinais. Mostre a letra “C” em libras para as crianças e faça o movimento das mãos da letra “C” em libras com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “c” cursiva e, em seguida, explique que elas deverão contornar o pontilhado com lápis, canetinha ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as sempre que necessário.
  • Construa com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Vocês podem ir fazendo uma letra por vez. Nessa aula, poderão fazer a letra “C”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X